Sempre promove ações para pessoas em situação de vulnerabilidade social no Festival da Virada

Durante os cinco dias de festejo secretaria auxiliou pessoas em situação de rua, filhos de ambulantes, PCDs e catadores de materiais recicláveis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 18:10

Ações da Sempre no Festival da Virada Salvador 2024
Ações da Sempre no Festival da Virada Salvador 2024 Crédito: Vitor Santos/Sempre

Durante os cinco dias do Festival da Virada Salvador 2024, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoveu ações visando acessibilidade para pessoas em situação de rua, filhos de ambulantes, pessoas com deficiência e catadores de materiais recicláveis durante o Festival Virada Salvador 2024. 

Mirante Acessível

O ‘Mirante Acessível’ foi instalado durante os dias do festival, possibilitando que cerca de 341 espectadores, entre pessoas com deficiência e acompanhantes, curtissem o festival. No espaço, havia rampa, sanitário adaptado, equipe de audiodescritores, intérpretes de Libras, guias de acessibilidade com especialização em Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência visual e deficiências múltiplas.

“Trabalhamos o ano inteiro no intuito de concretizar estes direitos. A acessibilidade tem que ser regra e não exceção”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães. 

“O Mirante é super legal, o espaço é bem acessível, de frente para o palco. Daqui vemos não só o palco principal, mas também o trio. Show de bola!”, destacou Fabiana, cadeirante que utilizou o serviço.

Acesso à alimentação

Aos catadores de material de reciclagem, que atuavam durante a festa, foi ofertado café da manhã na Central de Reciclagem montada dentro da Arena Daniela Mercury, para cerca de 200 pessoas por dia. 

“O grupo de catadores é formado em sua grande maioria por pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, que realizam um trabalho muito importante, mas devido à condição social, geralmente o acesso à alimentação é mais difícil”, disse o gestor da Sempre. 

Combate ao trabalho infantil

Com a campanha ‘Criança Não é Mão de Obra’ os técnicos da Sempre identificaram e cadastraram crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e outras violações de direitos, além de realizar os devidos encaminhamentos em articulação com a Rede e o Sistema de Garantia de Direitos. 

Por noite, equipes formadas por 15 profissionais, distribuídos em três equipes, percorriam toda a extensão do evento. Foram realizadas cerca de 3.100 abordagens, que resultaram em: 156 cadastros; 89 casos de vulnerabilidade; 53 crianças/adolescentes em situação de trabalho infantil; 22 encaminhamentos para o Centro de Convivência; e 158 encaminhamentos para CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e outros órgãos.

População em situação de rua

A população em situação de rua também foi atendida, por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). A equipe reforçou o monitoramento nos territórios onde ocorreram as comemorações, para realizar abordagem, escuta social, cadastro e busca ativa de incidência de violações de direitos contra a população adulta e infanto-juvenil, com especial atenção para as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes exercendo trabalho infantil, exploração sexual, entre outras violências.

Foram realizadas 598 abordagens, dentre elas: 69 cadastros, 44 encaminhamentos e 74 acolhimentos.

O Projeto de cobertura Virada Salvador é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador