Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba tudo sobre os serviços do Festival Virada Salvador

Chuvas de fogos de artifício serão realizadas em todos os dias do evento

  • Y
  • Yasmin Oliveira

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 22:38

Operários na montagem da iluminação do Festival Vairada
Operários na montagem da iluminação do Festival Vairada Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

Com mais de 100 horas de música, o Festival Virada Salvador terá uma gama de serviços que facilitarão a vida do espectador na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Além de uma chuva de fogos de artifício todos os dias, em especial neste domingo (31), que terá 15 minutos.

“A gente sabe que não é todo mundo que consegue vir todos os dias, então, cada dia será como dia da virada, com fogos de artifício. A grande queima de fogos do dia 31 terá quinze minutos de duração e poderá ser vista em toda a Salvador”, contou Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Uma das novidades deste ano será o SuperTrio da Virada, com uma passarela conectada ao Palco para que os artistas possam interagir uns com os outros. As atrações  tocarão nos intervalos entre os artistas do palco principal, com shows de 30 minutos. Simultaneamente, também terão apresentações no palco Brisa Divas, apenas com artistas mulheres, e a Escalada Eletrônica, que dará espaço para esse setor crescente da música baiana.

Além dos palcos, a Divertilândia contará com três brinquedos para a diversão do público e a Arena Gamer Salvador funcionará das 15h até 0h, durante os dias do evento.

Acessibilidade

O Festival da Virada contará com um espaço acessível para que pessoas com deficiência (PCDs) possam aproveitar as atrações de uma forma segura.

Isaac Edington também ressalta a importância da hidratação durante o festival e incentiva o uso de garrafas pessoais, então quatro pontos de hidratação estarão espalhados pelo festival próximos ao palco Brisa Divas para que o público possam beber água de forma gratuita.

Quem marcar presença no Festival da Virada poderá usufruir da rede Wi-Fi gratuita com acesso rápido e seguro, através do Conecta Salvador. De acordo com Pedro Tourinho, secretário de cultura, mais de 485 mil visitantes estarão na capital para este final de ano e a estimativa é que haja uma movimentação de R$ 524 milhões de receita no período, devido a ocupação quase completa dos hotéis de Salvador.

"Esse evento ajuda Salvador se consolidar como principal destino turístico do Brasil", ressaltou. Tourinho comentou ainda sobre Salvador estar entre as cidades mais procuradas no mundo no site Decolar.com para destinos de Natal e Réveillon.

"Eu garanto a vocês que a gente vai fazer um lindo final de ano e, para isso , é importante o apoio de toda imprensa, então obrigado a todos os profissionais que aqui estão, sendo tratados com todo carinho,  respeito e com muito amor. Então pode fazer pergunta que for, sempre vai ter, por parte do Prefeito, a melhor resposta possível e com toda educação, como vocês merecem"

Bruno Reis

Gestor Municipal

Segurança e saúde

Dois módulos de saúde atuaram durante os cinco dias de festa, um deles com atendimento 24h para atuar também no atendimento dos trabalhadores do Festival da Virada. A Secretaria Municipal de Saúde terá 384 profissionais envolvidos, além de 30 leitos e quatro ambulâncias disponíveis para o transporte de qualquer paciente com maior gravidade até o Pronto Atendimento Alfredo Bureau, que conta com atendimento especializado com exames complementares de imagem, laboratório, raio-x e ecocardiogramas.

Nesta edição, o Projeto Réveillon Social de Salvador atuará com uma campanha de combate ao trabalho infantil durante os dias de festa. A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer atuará identificando e cadastrando crianças e adolescentes, filhos de ambulantes, que estejam em situação de trabalho infantil ou que tenham outros direitos violados. Com o apoio da Secretaria de Política para Mulheres , Infância e Juventude que estará transportando os menores até a Escola Municipal Luiza Mahin, para ficarem no Centro de Convivência do Réveillon enquanto os pais trabalham.

A Sempre também estará com uma equipe formada por audiodescritores, intérpretes de libras, guias de acessibilidade com especialização em transtorno do espectro autista (TEA), deficiência visual e deficiências múltiplas para garantir a participação e inclusão de todo o público que queira estar no Festival da Virada. Enquanto a SPMJ irá ter um posto avançado na Arena do Centro de Referência de Atenção a Mulher (CRAM) para o atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica que podem ser acolhidas provisoriamente no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID) a qualquer hora do dia. Serviços de orientação psicossocial e jurídica também serão ofertados.

Com três bases operacionais, a Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) estará atuando com seus 220 agentes na fiscalização e no ordenamento da festa, principalmente ao lado dos vendedores ambulantes. Mais de mil licenças foram distribuídas para que os ambulantes possam atuar nos cinco dias de festa, onde 900 isopores, dez baianas de acarajé, 110 baleiros, 15 carrinhos e 10 food trucks farão parte da Vila Gastronômica. A entrega dos kits será feita nesta quinta-feira (28), junto com o posicionamento dos ambulantes na Arena Daniela Mercury, a ordem de classificação do novo sistema que concedeu as licenças irá definir a ordem da entrada dos vendedores.

Segundo Alexandre Tinoco, secretário da SEMOP, a Salvamar irá atuar com 16 agentes treinados para atuar com serviço ininterrupto. Seis pranchas, uma embarcação e um desfibrilador externo automático estarão à disposição da equipe. Para a segurança do evento, a Guarda Civil disponibilizará 603 agentes por dia.

A diretoria de iluminação da SEMOP adicionou 142 postes provisórios para melhorar a visibilidade dos espectadores durante a festa, além de 140 profissionais atuando no local para garantir que a iluminação da Arena.

O combate à poluição sonora será feito pelos 71 profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), além disto eles também farão a proibição da entrada de bebidas que não pertencem às marcas patrocinadoras do evento e garrafas de vidro. A fiscalização de atividades no entorno do evento, como obras e a superlotação em imóveis e marquises, será feita pela pasta.

Pela primeira vez, será realizada uma pesquisa de campo focada nos contextos econômicos da Virada Salvador. “Para fortalecer o investimento em eventos, que gera renda e atividade econômica na cidade, faremos uma pesquisa com 2500 pessoas para que possamos identificar o perfil do público, o perfil dos empreendedores para que com os resultados, possamos trabalhar políticas públicas ainda mais assertivas que possam alcançar melhores resultados na geração de emprego e renda para nossa população”, explicou Mila Paes, Secretária do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

O isolamento da área de fogos, a revisão de pavimentos, o fechamento de tapumes no perímetro da festa, a revisão de dispositivos de microdrenagem, a Operação Tapa Buracos nas vias de acesso, a poda dos coqueiros no entorno e o atendimento de demandas do evento ficam a cargo da Secretaria de Manutenção (Seman), onde as equipes estarão de plantão 24 horas.

A Defesa Civil (Codesal) terá dois módulos na área interna do evento, um fixo e outro móvel, onde 15 servidores farão o acompanhamento meteorológico, incluindo temperatura, sensação térmica, velocidade do vento, radiação e acúmulos pluviométricos. O superintendente da pasta, Sosthenes Macedo, afirmou que até domingo (31) a previsão de chuva é de dois milímetros enquanto no próprio domingo e na segunda (1/12), este número dobra e pode até quintuplicar. O acompanhamento da desmontagem das estruturas também será realizado pela Codesal.

A limpeza do Festival da Virada Salvador terá o apoio de 429 colaboradores da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), além de 620 sanitários químicos para o uso da população. A cooperativa de catadores de materiais recicláveis irá atuar nos camarotes do evento.

A Central Disque Salvador (156) terá atendimento 24 horas durante os cinco dias, junto ao Portal Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.gov.br) que também funcionará para solicitar informações, registrar serviços, elogios ou reclamações.

Mais de 80 profissionais de comunicação estão envolvidos com a cobertura do evento pela Secretaria de Comunicação (Secom), por isso o evento terá mais de 65 horas de transmissão ao vivo de todos os shows e dos bastidores no YouTube da Prefeitura de Salvador. A sala de imprensa contará com rede Wi-Fi e pontos de internet fixa, com espaço exclusivo para coletivas.

A neutralização das emissões dos gases do efeito estufa é uma das prioridades do Prefeito nesta edição, onde será feito o monitoramento da emissão de viaturas, veículos oficiais da operação, banheiros químicos, containers e grupos geradores. Para contribuir com a diminuição, o uso de bicicletas como meio de transporte foi incentivado e as estações Bike Salvador mais próximas do evento estão no Parque dos Ventos e no Centro de Convenções.

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

O Projeto de cobertura Virada Salvador é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador