'Meu filho nasceu pra ser festeiro', comemora mãe que entrou em trabalho de parto na Virada Salvador

O pequeno Arthur anunciou que viria ao mundo durante a primeira noite de Festival, na Arena Daniela Mercury

  • Foto do(a) author(a) Saulo Miguez
  • Saulo Miguez

Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 17:40

O casal de vendedores ambulantes Jéssica Conceição Moreira Silva, 29 anos, e Carlos Augusto Silva dos Santos, 33, viveu um final de ano de muito amor e fortes emoções. Eles eram dois dos muitos cadastrados para trabalhar no Festival Virada Salvador e pretendiam passar as noites dos dias 28 de dezembro a 1º de janeiro atendendo o público na Arena Daniela Mercury.

'Meu filho nasceu pra ser festeiro', comemora mãe que entrou em trabalho de parto na Virada Salvador
'Meu filho nasceu pra ser festeiro', comemora mãe que entrou em trabalho de parto na Virada Salvador Crédito: Divulgação

Os planos mudaram ainda na primeira noite do evento, quando Jéssica sentiu as primeiras contrações e soube que estava prestes a nascer Arthur Samuel Silva dos Santos, terceiro filho do casal.

Moradores da localidade do Alto do Peru, na Fazenda Grande, Carlos e Jéssica já eram pais de Jasmine, 11, e da pequena Ágatha Sofia, de apenas um ano. A mãe conta que após no nascimento da segunda filha não pensava mais em engravidar e, por isso, colocou um DIU. Mas nem o dispositivo intrauterino foi capaz de impedir a chegada de Arthur.

'Meu filho nasceu pra ser festeiro', comemora mãe que entrou em trabalho de parto na Virada Salvador
'Meu filho nasceu pra ser festeiro', comemora mãe que entrou em trabalho de parto na Virada Salvador Crédito: Acervo pessoal

Ela descobriu a terceira gravidez enquanto trabalhava como manicure e sentiu umas dores. Ao chegar no médico, foi surpreendida com a notícia. "Esse nasceu para ser festeiro, porque já chegou no Festival da Virada. Nasceu forte e com saúde", comemora a mãe do menino de 3,362 kg.

Cuidado de vó

Apesar de estar perto de completar as 40 semanas da gestação, Jéssica decidiu ir para o evento porque não estava sentindo qualquer sintoma de que fosse parir nesta semana. Sua mãe, no entanto, alertou que o nascimento poderia acontecer.

Cristiane Conceição, 47, não queria que a filha fosse para a Virada. A necessidade, por sua vez, fez com que Jéssica saísse de casa até à arena lotada na Boca do Rio. "Eu precisava trabalhar. Minha mãe me disse para fazer o trabalho de um jeito que não prejudicasse a gestação", contou Jéssica.

Não satisfeita, dona Cristiane acompanhou a filha e o genro. "Graças a Deus que minha mãe foi comigo", conta Jéssica. Ela lembra que quando começou a sentir as dores do parto foi a mãe quem correu para procurar a Samu. "Ela ficou feliz e me acalmou no momento que fiquei nervosa".

Além da atenção da mãe, Jéssica guarda ótimas lembranças do tratamento que recebeu da equipe do Festival. "Só tenho a agradecer a todos. O prefeito Bruno Reis e a vice-prefeita Ana Paula Matos colocaram uma bela equipe para trabalhar. Até hoje estou sem acreditar na situação que vivi e de como fui bem tratada", disse.

Da Arena Daniela Mercury, após receber os primeiros cuidados, ela foi levada para a maternidade do IPERBA, onde foi realizada uma cesariana e, em seguida, o procedimento de laqueadura.

Tamanho foi o seu agradecimento aos socorristas do Festival que, no domingo (31), ela retornou ao posto com o filho recém-nascido para que a equipe o conhecesse. Mas, infelizmente, os plantonistas que a atenderam. "Tenho muito a agradecer a eles por tudo o que fizeram, pela forma humana como me atenderam e a atenção que tiveram comigo naquela momento", completou.

No dia do parto, a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, acompanhou tudo de dentro do módulo de saúde e destacou a confiança no trabalho. "A nossa equipe acolheu a mãe do Arthur e prestou todo o atendimento, agindo com amor, técnica, cuidado e agilidade. O Samu a conduziu para uma maternidade, mas a todo tempo os profissionais estavam realizando todo procedimento necessário. Parabéns a toda equipe em nome do coordenador central do Samu, Ivan Paiva, e muita vida e saúde ao pequeno Samuel Arthur".

O Projeto de cobertura Virada Salvador é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador