Família Gil emociona público com clássicos brasileiros no Festival Virada Salvador

Apresentação marcou a volta de Preta Gil aos palcos baianos

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 1 de janeiro de 2024 às 21:27

auto-upload
null Crédito: Paula Fróes/CORREIO

A sintonia dos membros da Família Gil ultrapassou os limites do palco da Arena Daniela Mercury e emocionou as milhares de pessoas que acompanharam o espetáculo no primeiro dia do ano. O patriarca, acompanhado de filhos, netos e bisnetos, foi a segunda atração a se apresentar no quinto e último dia do Festival Virada Salvador. Em pouco mais de uma hora de show, não faltaram motivos para o público se arrepiar: desde a volta de Preta Gil aos palcos baianos até as homenagens à Rita Lee e Gal Costa.

Quem assistia a apresentação não soube bem para quem olhar durante o show. Os bisnetos crianças encantaram com suas vozes tanto quanto os passos de dança do extrovertido Gilberto Gil. A mistura de instrumentos e vozes dos 14 integrantes da família embalaram o primeiro pôr do sol do ano, na Boca do Rio.

auto-upload
null Crédito: Paula Fróes/CORREIO

“Feliz ano novo pra todos nós. É uma alegria enorme poder estar aqui na terrinha nesse início de ano, cantando pra vocês, trazendo música, e trazendo a turma lá de casa. Muito obrigado pela presença e tenham um bom show”, conclamou Gilberto Gil. ‘Barato Total’ foi a canção escolhida para dar início a apresentação, mas não ficaram de fora do repertório clássicos da trajetória do baiano, como ‘Nossa Gente’ e ‘Tempo Rei’. Esta última, Gilberto Gil cantou na companhia do neto, Bento, que tocou violão.

A escolha de alguns membros da família para cantar com o patriarca, inclusive, foi uma das tônicas do show. Nara Gil, filha mais velha, entoou ‘Amor Até o Fim’, composição feita pelo pai em homenagem à mãe, Belina Gil. Um dos momentos mais ovacionados foi quando Preta Gil se apresentou na frente do palco. Nas duas músicas que cantou sozinha, ‘Vá Se Benzer’ e ‘Sinais de Fogo’, a comoção foi tanta que a sensação poderia ser de que ela tocava um show próprio.

Foi a primeira apresentação de Preta na Bahia depois que anunciou o tratamento do câncer de intestino, no início de dezembro. “Eu sou Preta Maria, uma mulher negra, bissexual, gorda e acabei de vencer um câncer. Na realidade, venci dois cânceres. Eu estou solteira”, comemorou a cantora durante o show. A artista ainda cedeu o microfone para três mulheres da plateia, que falaram seus nomes e profissões, durante a música ‘Vá Se Benzer’.

auto-upload
null Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Gilberto Gil ainda homenageou, em momentos diferentes, duas amigas da música: Gal Costa e Rita Lee. Imagens do cantor com as artistas foram projetadas no telão do Virada Salvador.Gil relembrou o tempo dos Doces Bárbaros com a música Esotérico, composição feita especialmente para Gal cantar com Maria Bethânia. Já Rita Lee, que morreu em maio do ano passado, foi lembrada com a música ‘Ovelha Negra’.

A funcionária pública Rosângela Lima foi uma das que não conseguiu conter as lágrimas durante o show. A escolha de passar o primeiro dia do ano no Virada Salvador foi uma forma de homenagear o pai, que faleceu há um ano. “Eu não poderia deixar de vir. Meu pai era fã incondicional de Gil, curtimos vários shows juntos. É uma emoção muito grande viver isso de novo”, falou.

Antes da apresentação, Preta Gil representou a família em coletiva de imprensa e falou sobre os planos para o Carnaval.Em 2024, o Bloco da Preta completa 15 anos e, por recomendação médica, a artista fará apenas apresentação fechada, sem trio elétrico, no Rio de Janeiro. “Os médicos ainda não liberaram que eu faça shows inteiros. Ainda preciso de alguns meses de reabilitação para isso. Mas venho para Salvador passar os cinco dias no Expresso 2222”, disse. O Expresso é o camarote da família.

auto-upload
null Crédito: Paula Fróes/CORREIO

A ideia de reunir a Família Gil partiu Preta Gil, como forma de homenagear os 80 anos de Gilberto Gil. Assim surgiu a turnê 'Nós, a gente', que rodou dez países da Europa e passou por Salvador em junho de 2023. A apresentação ainda rendeu o reality show 'Em Casa Com os Gil', disponível no Amazon Prime. O show no Virada Salvador foi o último da turnê.

Antes do grupo, quem se apresentou foi o cantor Danniel Vieira. O quinto e último dia do festival teve, ainda, na programação Daniela Mercury, Saulo, Tuca, Psirico e Timbalada. Gandhy Rafa e Pipo Marques e O Poeta comandam a festa do Supertrio, durante os intervalos e troca de equipes no palco principal. No palco Brisas, onde só mulheres se apresentam, as atrações serão Gabi da Oxe, Illy, Allane Lopes e Rachel Reis, que convida Fernanda Maia.

null Crédito: Paula Fróes/CORREIO

O Projeto de cobertura Virada Salvador é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.