Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 31 de julho de 2024 às 09:53
Longe de ser novidade, a busca por novas fontes de energia fazem parte da história humana. Dominar a produção de energia, principalmente após a Revolução Industrial, ergueu impérios e potências geopolíticas. A grande diferença agora é que a corrida não diz respeito apenas ao desafio de encontrar fontes energéticas mais baratas e mais eficientes do ponto de vista comercial. A energia do futuro precisa custar pouco, render muito, sim, porém, o mais importante é que ela deve ser social e ambientalmente sustentável.
Com o mundo no meio desta corrida, o CORREIO reuniu as principais iniciativas que envolvem a Bahia no processo de transição energética, mostrando como empresas que atuam no estado estão posicionadas em relação ao tema. Além disso, o caderno Transição Energética apresenta projetos baianos voltados para o desenvolvimento da matriz energética do futuro.
Desde a otimização no uso das fontes de energia tradicionais, ao desenvolvimento de novas fontes limpas, passando por investimentos na ampliação dos parques de energia renovável, a Bahia apresenta grande potencial para a produção de energia limpa. Do mesmo modo, com a atividade mineral, o estado tem em seu subsolo diversas substâncias que são importantes para as indústrias de equipamentos para a produção de energia e de baterias – tanto para veículos elétricos, quanto para outros fins.
Com ampla cobertura em seus diversos canais, o CORREIO oferece aos seus leitores, entrevistas, reportagens, um vídeocast e um caderno especial, publicado nesta quarta-feira (dia 31). Leia o caderno na íntegra.
Assista ao vídeocast
O Projeto Transição Energética é uma realização do Jornal CORREIO, com o patrocínio da Unipar e Tronox, apoio institucional da Braskem e do Sebrae Bahia e parceria da AC Consultoria.