Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba quais alimentos podem causar gases e como evitá-los

Um adulto pode expelir gases 20 vezes por dia; a alimentação interfere diretamente na quantidade de gases produzidos pelo organismo

  • Foto do(a) author(a) Perla Ribeiro
  • Perla Ribeiro

Publicado em 5 de fevereiro de 2025 às 10:28

saiba quais alimentos podem causar gases e como evitá-los
saiba quais alimentos podem causar gases e como evitá-los Crédito: Shutterstock

Estudos indicam que um adulto pode expelir gases 20 vezes por dia. E como o ditado popular diz que "você é o que você come", a alimentação é responsável por interferir, sim, no volume de gases que o indivíduo vai expelir ao longo do dia. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurograstroenterologia, todas as pessoas produzem gases intestinais regularmente e, quando em excesso, devem ser eliminados. Os gases são resultantes de um processo biológico normal, chamado fermentação, que ocorre durante a digestão dos alimentos.

Geralmente, os gases se acumulam no estômago e são eliminados através do arroto. Quando isso não ocorre, eles são transportados até o intestino delgado onde são parcialmente absorvidos e o restante se dirige ao intestino grosso sendo eliminados na forma de flatos. Sim é um processo natural do organismo, mas a alimentação vai interferir diretamente na quantidade de gases produzidos pelo organismo. Ou seja, evitando os vilões do cardápio que aumentam a quantidade de gases no organismo, consquentemente, você vai conviver menos com eles.

De acordo com especialistas, alguns grupos de alimentos são mais fermentáveis e, consequentemente, estão relacionados ao aumento da flatulência. No caso das leguminosas, entre os vilões estão o feijão, grão de bico e lentilha. Por mais que se ache que os vegetais só fazem bem pra saúde, eles também são considerado inimigos dos gases: repolho, couve-flor, brócolis e alcachofra fazem parte dos alimentos mais fermentáveis.

Na lista dos vilões da flatuência entra ainda a lactose, que é o açúcar do leite, o amido (encontrado na batata, cereais e trigo), sorbitol e frutose, que são carboidratos contidos naturalmente em diversos alimentos e muito usados como adoçantes em produtos industrializados. As fibras também podem sofrer fermentação pelas bactérias intestinais.

Como reduzir a produção de gases:

  • Fazer as refeições em ambiente tranquilo, comer devagar, mastigar bem e engolir lentamente
  • Evitar conversar durante as refeições, pois a entrada de ar poderá provocar gases (aerofagia)
  • Evitar goma de mascar
  • Evitar alimentos que provocam gases: leguminosas como feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilha; legumes como couve-flor, cebola crua, couve de Bruxelas, nabo, brócolis, repolho, batata-doce; ovo cozido; açúcar e doces concentrados em excesso; bebidas gaseificadas (refrigerantes, água com gás); leite em excesso e atenção à possível sensibilidade a leite e derivados, pois a proteína do leite (caseína) tende a fermentar em algumas pessoas
  • Fracionar a alimentação em 5 a 6 pequenas refeições/dia
  • Manter um adequado consumo de líquidos no seu dia para promover uma boa hidratação e bom funcionamento do intestino

Como tratar o excesso de gases intestinais:

  • Fazer massagens no abdome
  • Tomar chás com ervas
  • Tomar bicarbonato de sódio
  • Tomar enzimas digestivas
  • Alimentar-se melhor
  • Tomar fármacos que agem contra a dor

*Fonte: Agência Einstein