Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Dia Mundial da Felicidade: especialista aponta caminhos para o bem-estar

O que traz alegria? Como é possível construir uma vida mais plena e satisfatória? Especialista em autoconhecimento responde

  • Foto do(a) author(a) Tharsila Prates
  • Tharsila Prates

Publicado em 20 de março de 2025 às 23:53

Imagem Edicase Brasil
Reconhecer que merecemos amor é o primeiro passo para uma jornada de autodescoberta e felicidade Crédito: Olga Strel | Shutterstock

Dia Internacional da Felicidade (20 de março) veio como um lembrete da importância de cultivar esse sentimento. É comum refletir sobre o que traz alegria e como é possível construir uma vida mais plena e satisfatória.

A especialista em autoconhecimento e autoamor, Renata Fornari, oferece uma perspectiva sobre o tema, inspirada pela frase da escritora americana Louise Hay: "A verdadeira felicidade decorre de ser você mesmo".

"Partindo desse conceito, é muito importante dar atenção ao autoconhecimento e às armaduras que impedem de ser você mesmo", destaca Renata.

"Quanto mais você se conhece, mais você demonstra sua verdadeira essência e chega mais perto da felicidade. Agir como outras pessoas gostariam pode trazer, no máximo, uma euforia positiva passageira, porque mantém você preso em armaduras que já te aprisionaram por uma vida inteira", ressalta.

A especialista destaca a importância de cultivar o autoamor, uma vez que os nossos pensamentos moldam nossa realidade. "Nossos pensamentos têm a capacidade de criar e modificar a nossa realidade, por isso a importância do autoamor. Como você vai viver uma realidade de plena felicidade sem se amar verdadeiramente?", questiona Renata.

Para isso, ela ressalta que reconhecer o que aprisiona, seja a armadura do perfeccionismo, da dependência afetiva, da autossuficiência, ou muitas outras, é uma chave primordial para conseguir remover as máscaras que impedem a felicidade plena.

A profissional enfatiza a necessidade de demonstrar amor por nós mesmos da mesma forma que fazemos com nossos entes e amigos queridos. "Devemos demonstrar nosso amor por nós, assim como realizamos com nossos parceiros, filhos, pais e amigos, porque a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo", diz Renata.

Ainda para a especialista, a capacidade de gerenciar as emoções, sejam elas positivas ou negativas, faz com que a paz interior fique cada vez mais perto, e a paz interior, para ela, é a verdadeira felicidade.