Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

5 fatores que prejudicam as articulações

Veja como alguns hábitos podem ajudar a reduzir as dores e evitar problemas graves

  • Foto do(a) author(a) Portal Edicase
  • Portal Edicase

Publicado em 4 de abril de 2025 às 19:09

Os hábitos diários também estão relacionados à saúde articular (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)
Os hábitos diários também estão relacionados à saúde articular Crédito: Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock

As articulações são fundamentais para os movimentos do corpo e para a manutenção da qualidade de vida. No entanto, alguns fatores comuns no dia a dia — além do envelhecimento natural e do excesso de esforço físico — podem comprometê-las.

“Muitas pessoas só percebem a importância das articulações quando sentem dor ou limitação de movimento, mas diversos hábitos diários podem impactá-las silenciosamente”, explica o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho.

A seguir, o médico lista os principais fatores que contribuem para o desgaste articular. Confira!

1. Estresse

Além de afetar o humor, o estresse também pode impactar diretamente a saúde das articulações. Isso porque há uma ligação entre o estado emocional e o agravamento de dores no corpo. “O estresse libera hormônios inflamatórios que, com o tempo, agravam quadros de dor articular e rigidez”, alerta o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

2. Alimentação rica em açúcar e gorduras trans

Escolhas alimentares inadequadas tendem a piorar os sintomas, enquanto uma dieta balanceada pode trazer alívio e fortalecer o corpo. “O consumo frequente de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras trans pode agravar quadros de artrite e dor articular, enquanto uma dieta rica em ômega 3, antioxidantes e colágeno pode fortalecer as articulações”, explica o especialista.

A ingestão adequada de água ajuda a prevenir dores e desgastes que afetam a mobilidade (Imagem: Art_Photo | Shutterstock)
A ingestão adequada de água ajuda a prevenir dores e desgastes que afetam a mobilidade Crédito: Imagem: Art_Photo | Shutterstock

3. Falta de água

Manter o corpo hidratado é importante não só para a circulação e o funcionamento dos órgãos, mas também para a saúde das articulações. A ingestão adequada de água pode ajudar a prevenir dores e desgastes que afetam a mobilidade ao longo do tempo.

“Pouca gente relaciona a ingestão de água à saúde articular, mas a hidratação é fundamental para manter o líquido sinovial , responsável pela lubrificação das articulações. A desidratação reduz essa lubrificação, aumentando o atrito entre os ossos e favorecendo o desgaste precoce”, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

4. Uso excessivo de celular e computador

O tempo cada vez maior diante de celulares, computadores e tablets tem despertado a preocupação de especialistas — e com razão. “O uso excessivo de telas pode levar a tendinites e até artrose precoce em algumas articulações, como a dos polegares. Pausas durante o uso e ajustes ergonômicos minimizam o problema”, alerta o médico.

5. Sono insuficiente

A qualidade do sono está diretamente ligada à saúde das articulações, embora muitas vezes essa conexão passe despercebida. Dormir bem não apenas recarrega as energias, mas também contribui para a recuperação e manutenção dos tecidos do corpo. “O sono reparador é fundamental para a regeneração das articulações; distúrbios do sono podem piorar dores articulares e acelerar desgastes”, conclui o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Por Tayanne Silva