Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Portal Edicase
Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 17:30
A maca peruana ( Lepidium meyenii ) é uma raiz originária dos Andes peruanos, amplamente valorizada por suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Geralmente consumida em forma de pó ou cápsulas, apresenta um sabor ligeiramente adocicado e se destaca como uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes. Ao ser incorporada à alimentação diária, pode contribuir para o bem-estar e o equilíbrio do organismo de forma natural e eficaz.
Veja, abaixo, 5 benefícios da maca peruana e como usá-la!
A maca peruana é um energizante natural, ajudando a diminuir o cansaço e a fadiga. Esse benefício está associado à sua composição rica em nutrientes essenciais, como carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio, fundamentais para a produção de energia no organismo.
A maca peruana costuma ser utilizada como um estimulante natural para a saúde sexual, reconhecida por suas propriedades afrodisíacas. Seus compostos bioativos podem ajudar a equilibrar os hormônios no corpo, regulando a produção de testosterona e estrogênio. Isso contribui para um funcionamento sexual saudável, beneficiando tanto homens quanto mulheres.
No estudo “ Subjective effects of Lepidium meyenii (Maca) extract on well-being and sexual performances in patients with mild erectile dysfunction: a randomised, double-blind clinical trial “, publicado no Andrologia , o uso da maca peruana teve efeitos positivos no bem-estar sexual subjetivo de homens com disfunção erétil leve, observando-se aumento da função erétil e do desempenho psicológico, físico e social, em comparação ao placebo.
A maca peruana é considerada um adaptógeno, pois ajuda o corpo a se adaptar e a responder de maneira mais eficiente ao estresse, seja ele físico ou emocional. Isso acontece devido aos compostos bioativos presentes na raiz, como as macamidas e macaenos, que ajudam a regular o equilíbrio hormonal e melhorar a função do sistema nervoso .
Além disso, conforme o estudo “ In vivo and in vitro neuroprotective effects of maca polysaccharide “, disponível no Frontiers in Bioscience – Landmark , a maca peruana é antioxidante com efeitos neuroprotetores. Na pesquisa, ela protegeu as células neuronais do estresse oxidativo in vivo e in vitro .
A maca peruana é rica em antioxidantes naturais , que desempenham um papel essencial no combate aos radicais livres no organismo, que são moléculas instáveis que, em excesso, podem causar danos às células, acelerando o processo de envelhecimento e contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Esse efeito protetor também apoia o sistema imunológico, aumentando a resistência contra inflamações e infecções. Conforme o estudo “ Correlations between Antioxidant Activity and Alkaloids and Phenols of Maca (Lepidium meyenii) “, publicado no Journal of Food Quality , o efeito antioxidante da maca peruana se dá devido à presença de alcaloides e fenóis em sua composição.
Sua capacidade de agir no equilíbrio hormonal do corpo pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e pós-menopausa. Embora a maca não contenha hormônios, ela é considerada um adaptógeno, o que significa que ela pode ajudar o corpo a se adaptar a diferentes estresses, incluindo as flutuações hormonais.
Segundo o artigo “ Beneficial effects of Lepidium meyenii (Maca) on psychological symptoms and measures of sexual dysfunction in postmenopausal women are not related to estrogen or androgen content “, publicado no Menopause – The Journal of The Menopause Society, o consumo da maca peruana pode ajudar a reduzir os sintomas psicológicos e de disfunção sexual em mulheres na pós-menopausa.
A maca peruana pode ser incorporada de diversas formas na rotina. Sua capacidade de se adaptar a diferentes preparações torna o consumo fácil e saboroso, além de proporcionar todos os seus benefícios. Veja!
Embora a maca peruana seja geralmente segura, deve-se ter cautela em algumas situações. Mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com distúrbios hormonais, como câncer de mama ou endometriose, e quem tem problemas cardíacos ou hipertireoidismo devem evitar seu consumo ou buscar orientação médica.
Além disso, a maca pode interagir com medicamentos, como anticoagulantes ou para pressão arterial, e doses excessivas podem causar efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais e insônia. Sempre é recomendável consultar um profissional de saúde antes de usar a maca peruana, especialmente se houver condições preexistentes ou uso de medicação.