Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2019 às 22:20
- Atualizado há 2 anos
Mulheres gordas, negras, felizes e orgulhosas. Doze participantes do Movimento Vai Ter Gorda se juntaram neste domingo (10), no Porto do Barra, em Salvador, para mais uma ação contra a gordofobia e, especialmente, contra o preconceito racial.
Sem ligar para os olhares atravessados de alguns banhistas, elas posaram para várias fotos durante o ‘Pretas Gordas na Praia’, uma iniciativa da Casa Ninja e que contou a presença especial da happer carioca Preta Rara.
[[galeria]]
De acordo com a produtora cultural Adriana Santos, coordenadora do grupo, o evento teve uma excelente recepção entre os banhistas. “No início elas têm um impacto: ‘o que é isso? Várias gordas na praia’. Nunca foi proibido, porém fazemos o trabalho de mostrar a face do preconceito e descortinar ele da mente das pessoas”, comentou ela, que é a primeira Miss Plus Size Bahia.“Tivemos grandes avanços e elas têm perdido o medo de ir à praia. Não apenas isso. Elas têm tido coragem de enfrentar o mercado de trabalho”, complementa Adriana, ao lembrar que o movimento visa incentivar a valorização das mulheres gordas.Ela explica que as ações têm tido um impacto efetivo em várias mulheres e comemora. “O sentimento é de alegria, pois estamos conquistando novos espaços no mercado de trabalho, na moda. Políticas públicas de saúde têm acontecido de forma gradual, na assistência a mulheres gordas”, menciona Adriana, que organiza eventos do tipo desde 2016, quando o grupo surgiu.
Este foi o sexto "Vai Ter Gorda na Praia" em Salvador. O próximo ato está sendo programando para março, na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa, que, segundo Adriana, “concentra grande número de mulheres gordas”. O ensaio fotográfico deste domingo, no Porto da Barra, com a participação da happer Preta Rara, foi para a loja Le Seduccion (@leseduccion), localizada no Center Lapa.