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Da Redação
Publicado em 8 de abril de 2021 às 12:07
- Atualizado há 2 anos
O trem do VLT que vai substituir o trem do Subúrbio, em Salvador, está pronto e foi apresentado durante um evento virtual na manhã desta quinta-feira (8). Serão 28 equipamentos fazendo o transporte de passageiros na capital.>
O modelo foi construído na sede da empresa BYD, na China. O VLT do Subúrbio é fruto de uma parceria público-privada entre o Governo da Bahia e a Skyrail Bahia, empresa responsável pela implantação e operação do VLT. >
O evento teve a presença do governador Rui Costa, do vice-governador João Leão, do secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, e de representantes da empresa BYD, responsável pela construção do trem, e do governo chinês. Projeção divulgada em 2018 (Foto: reprodução) O governador lembrou que teve a oportunidade de visitar a fábrica da BYD, na China, para viabilizar o projeto. “Após colocarmos a Bahia como segundo maior extensão de metrô do Brasil, agora damos um passo largo para a modernização do transporte, com esse veículo que vai substituir um trem da década de 40, e que não apresentava mais condições de conforto nem de velocidade”, afirmou.>
Ele destacou que o novo modelo é mais sustentável. O governador afirmou que, ainda na sua gestão, pretende iniciar a substituição, em Salvador, da frota de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos, e disse que tem admiração pelo avanço tecnológico e social chinês. Autoridades acompanharam através de videoconferência (Foto: divulgação) A tarifa do VLT será integrada a do ônibus, e a estimativa é de que 2.250 empregos diretos sejam gerados somente a obra do monotrilho e mais 600 postos de trabalho na operação. O modal terá um traçado paisagístico urbano, com ciclovia, praças, e academias de saúde. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Nelson Pelegrino, o VLT vai revolucionar a mobilidade do Subúrbio Ferroviário.>
“Nós temos em torno de 600 mil pessoas que vivem no Subúrbio Ferroviário, das quais cerca de 200 mil se deslocam todos os dias, principalmente em direção à região do Iguatemi ou à região central da cidade. Quem mora em Paripe, por exemplo, pode demorar até duas horas para chegar à Pituba. Essas pessoas terão a opção de fazer esse percurso em 50 minutos de forma segura e muito confortável. Hoje o metrô dá essa oportunidade a 400 mil pessoas que são deslocadas diariamente e o VLT estenderá isso aos moradores do subúrbio”, disse.>
Classificado como veículo leve de transporte do tipo monotrilho, o VLT funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do Subúrbio. O modal trará agilidade e conforto aos passageiros por meio de um sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa, desenvolvido pela Skyrail Bahia. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do sistema.>