Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2018 às 11:24
- Atualizado há 2 anos
A manhã deste sábado (21) está complicada para quem precisa voar através do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães em Salvador. Segundo a Vinci Airports, concessionária que administra o aeroporto, até às 13h26 pelo menos nove voos foram cancelados. O impacto afetou a vida de 1,1 mil passageiros, segundo estimativa da concessionária.
Um deles um voo da Gol que sairia de Salvador com destino a Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado pois não tinha tripulação. Outros três voos que sairiam de Salvador também foram cancelados. Um deles seria o da Azul, o 2717, com destino a Recife. Não há detalhes sobre o que teria provocado o cancelamento desses outros voos.
A respeito do voo da Gol, a Vinci informou que os passageiros estão sendo atendidos pela companhia aérea, que está tomando as providências para recolocá-los em outros voos.
Além dos quatro voos que sairiam de Salvador outras cinco aeronaves que chegariam na capital baiana nesta manhã não pousaram aqui. A Vanci afirmou que parte dos cancelamentos ainda reflete problema com radar que ocorreu nesta sexta-feira (20) em São Paulo. Além disso, há mau tempo em Porto Seguro e Vitória da Conquista.
Veja lista de voos que chegariam em Salvador e foram cancelados, segundo a Vanci Airports: 6212 - Galeão (Rio de Janeiro) - Salvador - Avianca 9011 - Galeão (Rio de Janeiro) - Salvador - Gol 6432 - Porto Seguro - Salvador - Azul 2574 - Recife - Salvador - Azul 1694 - Guarulhos - Salvador - Gol
Veja lista de voos que partiriam de Salvador e foram cancelados, segundo a Vanci Airports: 2717 - Salvador - Recife - Azul 1691 - Salvador - Guarulhos - Gol 6211- Salvador - Galeão - Avianca 2241 - Salvador - Vitória da Conquista - Passaredo
O CORREIO entrou em contato com as assessorias das companhias aéreas, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. A Avianca, através da assessoria de comuninicação, negou que tenha havido cancelamento de voos da companhia neste sábado (21) em Salvador ao contrário do que foi informado pela concessionária que administra o terminal.
"O voo 6212, que faz o trecho entre os aeroportos do Rio de Janeiro e Salvador, está mantido. Já ovoo 6211 não opera aos sábados", afirmou a Avianca, em nota.
A Azul lamentou os cancelamentos. "A Azul informa que o voo AD 6432, que partiria de Porto Seguro com destino a Salvador, foi cancelado por condições meteorológicas no aeroporto de Porto Seguro. Consequentemente, os voos AD 2717 (Salvador-Recife) e AD 2574 (Recife-Salvador) também foram cancelados já que seriam operados pela mesma aeronave e tripulação do voo AD 6432. A companhia ressalta que prestou toda a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Anac. A Azul lamenta eventuais transtornos ocorridos a seus Clientes e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações", disse, em nota.
Em nota, a Gol confirmou os cancelamentos dos voos 1691 (Salvador - Guarulhos) e 1694 (Guarulhos - Salvador). A companhia disse que o motivo foi a falha do radar nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos.
A Gol disse ainda que, para minimizar o impacto aos clientes, a companhia criou dois voos reforços, o 9069 (Salvador - Guarulhos) e o 9065 (Guarulhos - Salvador). Segundo a Gol, os passageiros estão recebendo toda assistência necessária.