Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Em discurso na Câmara de Vereadores, Bruno Reis projeta avanços para Salvador

Prefeito da capital baiana fez o balanço do primeiro mandato e destacou as metas para os próximos quatro anos

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 21:49

Discurso marcou a reabertura das atividades do legislativo municipal
Prefeito de Salvador, Bruno Reis Crédito: Valter Pontes/Secom PMS

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi à Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (3), para levar a Mensagem do Executivo. Em sua fala, o gestor soteropolitano fez o balanço do primeiro mandato e destacou as metas para os próximos quatro anos.

No início do discurso para um plenário lotado, Bruno Reis celebrou o resultado da última eleição municipal na qual foi reeleito com 78,67% dos votos válidos. O mandatário soteropolitano também falou dos projetos realizados pela gestão em diversas áreas, como educação e saúde.

Na educação, o gestor citou ações como a distribuição de fardamento e material escolar para os estudantes da rede municipal, a entrega de óculos com visão artificial para alunos e professores com deficiência visual, a criação de programas de capacitação para o mercado de trabalho e a realização de aulões gratuitos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o próximo mandato, Bruno afirmou que a prefeitura de Salvador vai inaugurar o Centro Educacional Especializado em Autismo, no Curralinho, e ampliar o programa de Salas Sensoriais, voltado para o desenvolvimento emocional e de habilidades dos alunos com deficiência.

“O tempo integral vai chegar aos alunos atípicos. Eles poderão frequentar um turno na escola convencional e outro neste grande centro psicopedagógico em construção. Vamos também trabalhar para universalizar a alfabetização e ampliar o ensino de tempo integral nos anos finais do Fundamental. Vamos finalizar a climatização das salas deixando todas com ar condicionado, aumentar o ensino de idiomas, as vagas em creche e seguir, sempre, melhorando a qualidade do ensino”, declarou o prefeito.

Na saúde, Bruno Reis citou a construção de dois novos hospitais em Salvador - o Hospital do Homem e o Hospital Veterinário -, a expansão da Atenção Básica em Salvador, com 70% de cobertura, e a criação do programa Saúde nos Bairros, que promove atendimentos nas comunidades da capital. Nos próximos anos, segundo ele, estão previstas a entrega da Maternidade e Hospital da Criança, no bairro da Federação, a construção de um Centro Municipal de Exames e de uma Ótica Pública.

“Aumentaremos o atendimento especializado nos finais de semana com o Domingão da Saúde e fortaleceremos a saúde mental. Vamos seguir no trabalho incessante de agilizar as respostas às demandas e de aproximar a saúde de quem precisa. Jamais falharei no dever mais básico que temos de ter com a população, que é o dever de cuidar”, frisou.

Em seu discurso, Bruno Reis também mencionou a construção de 10 restaurantes populares no primeiro mandato, a requalificação de ruas e avenidas na capital, a inauguração do BRT, operações de macrodrenagem, e projetos de urbanização como o Mané Dendê, realizado no Subúrbio Ferroviário.

Entre as ações previstas para o segundo mandato, estão a entrega da Arena Multiuso, na Boca do Rio, a expansão do BRT até o Lobato, o início da operação do BRS (Bus Rapid System) na Orla Atlântica, obras em áreas de risco e novos projetos de urbanização em comunidades como a Cidade de Papel, no Bairro da Paz.

*Com orientação do editor Rodrigo Daniel Silva