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Com obra emperrada, Jerônimo diz que contrato da ponte deve ser assinado ainda em abril

Obra deve custar R$ 10,4 bilhões, sendo R$ 5,07 bilhões de recursos públicos

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 7 de abril de 2025 às 17:06

Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Crédito: Thuane Maria/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse, nesta segunda-feira (7), que o contrato da ponte Salvador-Itaparica deve ser assinado ainda este mês pelo governo baiano e o consórcio chinês responsável pela obra.

O petista afirmou que viajará a Brasília nesta semana para se reunir com o embaixador chinês no Brasil a fim de dialogar sobre o contrato.

“O prazo que o consórcio pediu é agora, o mês de abril. Eu espero que a gente possa, passado aí o dia 31 de março, eles possam assinar. Eu estou indo a Brasília na quarta-feira. Espero que eu possa dialogar com o embaixador sobre essa expectativa nossa de que o consórcio chinês possa assinar. Uma vez assinado, aguardar os prazos e a gente iniciar a obra”, afirmou Jerônimo, em entrevista coletiva.

Prometida em 2009 pelo então governador Jaques Wagner (PT), hoje senador, a obra da Ponte Salvador-Itaparica está emperrada. Em fevereiro deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou uma proposta de contrato, que prevê um custo de R$ 10,4 bilhões para erguer o equipamento, sendo R$ 5,07 bilhões de recursos públicos.

Originalmente, o contrato previa R$ 6,3 bilhões para construção do sistema viário, sendo R$ 1,5 bilhão de recursos públicos. A mediação do TCE foi necessária porque havia um impasse entre o governo da Bahia e a concessionária responsável pela obra.

De um lado, o Consórcio Salvador-Itaparica, que é formado pela pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation e China Communications Construction, reclamava da necessidade de ajustes no contrato por causa dos impactos econômicos da pandemia de covid-19. Por outro lado, o governo da Bahia foi resistente à ideia de aumentar o valor dos repasses.