Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Pombo Correio
Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 10:48
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi o que mais cumpriu promessas de campanha ao longo dos quatro anos de mandato entre os gestores das maiores capitais do país, conforme apontam dados de levantamento realizado pelo G1 e divulgado nesta segunda-feira (30). O estudo mostra que Bruno cumpriu integralmente 33 de 54 compromissos firmados no pleito eleitoral de 2020, o que representa um percentual de 61,1%.
O levantamento Promessas dos Políticos leva em conta compromissos feitos pelos prefeitos eleitos em 2020 e considera o cumprimento delas ao longo destes quatro anos de mandato. Entre todas as 26 capitais do país, conforme os dados, os prefeitos cumpriram, ao longo do mandato 2021-2024, menos da metade das promessas que fizeram aos eleitores.
No ranking geral, considerando todas as capitais, Bruno Reis aparece na quinta posição e, no Norte e Nordeste, na segunda, com 61,1% de compromissos cumpridos integralmente. Em todo o país, a média de promessas concluídas é de 45%.
Na capital baiana, entre as promessas cumpridas por Bruno Reis, estão a criação de um programa de urbanização, a conclusão das obras do BRT, a implantação do programa Vida Nova, a criação da Casa da Mulher Brasileira, a realização de obras de contenção de encostas, a elevação da cobertura de saúde bucal das crianças e a implantação de novos espaços abertos na cidade.
Bruno Reis ressaltou que outros compromissos já estão com obras avançadas e próximos de serem entregues à população. Entre eles estão os viadutos direcionais da região do Detran e a escola da Associação dos Amigos do Autista (AMA) para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, salientou que a sua gestão fez entregas que não não haviam sido prometidas em 2020, a exemplo dos campos com gramado sintético - já foram quase 70 equipamentos inaugurados.
“Esse levantamento não considera as obras que já estão praticamente concluídas e as que estão a concluir, nem também projetos que estão em execução. Tenho certeza que vamos, ao final dessas obras e projetos, honrar com todos os nossos compromissos assumidos no primeiro mandato e vencer os desafios e os compromissos que nós assumimos para o segundo”, afirmou ele, que foi reeleito em outubro com quase 80% dos votos válidos.
O prefeito destacou que, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia, conseguiu cumprir a maioria dos compromissos de campanha e, mais do que isso, fazer entregas que transformaram a cidade e melhoraram a vida das pessoas, em especial daquelas que moram nas regiões mais carentes. Segundo ele, mais de 86% dos recursos municipais são investidos nas áreas mais carentes de Salvador.
O prefeito frisou ainda que fez entregas que não estavam entre as promessas em 2020. “Nós não assumimos o compromisso de fazer nenhum restaurante popular. Chegamos a dez. Não assumimos o compromisso de implantar nenhuma academia pública. Já temos 14, além das 52 novas escolas. Era apenas um Hospital Maternidade da Criança. Nós abrimos outro, o Hospital do Homem. Em diversas áreas que foram surgindo prioridades, nós ampliamos de forma significativa as ações e projetos da prefeitura”, declarou.
Neste sentido, o prefeito pontuou que o programa Morar Melhor já atingiu a marca de 54 mil casas reformadas. Ele salientou, ainda, a entrega, somente em sua gestão, de oito novos restaurantes populares e de equipamentos culturais como a Cidade da Música, a Casa das Histórias e o Arquivo Público Municipal, além de superar a marca de 500 áreas de risco protegidas.