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Da Redação
Publicado em 20 de agosto de 2024 às 21:53
Com votos contrários da oposição, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei que autoriza o governo estadual a utilizar 5% do crédito do Fundo de Participação do Estado (FPE) como garantia ao estado do Mato Grosso para assegurar o pagamento pela compra dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). >
Em julho deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou um acordo com Mauro Mendes, gestor do estado do Mato Grosso, para a aquisição de 40 trens do VLT. O modal é uma promessa do governo baiano desde que os trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador foram desativados, em fevereiro de 2021. O projeto já custou mais de R$ 60 milhões aos cofres públicos, 140% a mais que o valor orçado inicialmente para a construção. >
Os trens de Cuiabá foram adquiridos em maio de 2012, na gestão do então governador Silval Barbosa, com a entrega prevista para antes da Copa do Mundo de 2014. Mais de uma década e R$1 bilhão de investimento depois, porém, o modal nunca se tornou realidade na capital do Mato Grosso. >
Em Salvador, o início das obras do VLT foi autorizado no dia 14 de junho. Serão 36,4 km de extensão, com 34 paradas e previsão é de que ele esteja completamente pronto em outubro de 2027, segundo a gestão petista. O primeiro trecho tem previsão de ser entregue em 2026. >
Lançado em dezembro de 2023 pela Companhia de Transportes do estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o edital do VLT abrange três trechos: Ilha de São João a Calçada, Paripe a Águas Claras, e Águas Claras a Piatã.>