Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Adolfo Menezes é reeleito para 3º mandato como presidente da Alba, mas Justiça deve barrá-lo

Deputado estadual do PSD recebeu o apoio de 61 dos 63 parlamentares da Casa

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 3 de fevereiro de 2025 às 19:56

Adolfo Menezes após a vitória na Alba
Adolfo Menezes após a vitória na Alba Crédito: Divulgação/Alba

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi reeleito, na tarde desta segunda-feira (3), para o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Dos 63 parlamentares da Casa, 61 votaram no pessedista. Já Hilton Coelho (Psol), único concorrente de Menezes, teve apenas um voto.

O parlamentar Matheus Ferreira (MDB) - filho do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) - não compareceu à votação, apesar de ser aliado de Adolfo Menezes. Depois de um acordo que envolveu os caciques da base governista, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi eleita como a 1ª vice-presidente.

Diante da resistência de parlamentares à possibilidade de o PT comandar o Legislativo baiano, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que era cotado para ficar com a 1ª Vice-presidência da Casa, recuou e Ivana Bastos surgiu como uma nome de consenso entre os legisladores.

O PT podia ficar com a presidência da Assembleia, além do governo, porque Adolfo Menezes corre risco de ter o seu terceiro mandato cassado pela Justiça. Hilton Coelho, inclusive, anunciou nesta segunda que vai ao Judiciário para impedir que o pessedista tenha mais um mandato. Reeleições sucessivas nos Legislativos são proibidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas, apesar de saber disso, Adolfo Menezes decidiu pagar para ver e concorreu a mais um mandato.

Se Adolfo Menezes for impedido pela Justiça, Ivana Bastos assumirá a presidência da Casa e será a primeira mulher a comandar o Legislativo estadual. Antes do acordo para que ela assumisse a Vice-presidência, o senador Angelo Coronel (PSD), na tentativa de barrar o Partido dos Trabalhadores de presidir a Alba, chegou a articular uma candidatura do filho, o deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD), ao posto conquistado hoje por Ivana Bastos.

Após a vitória, Adolfo Menezes agradeceu aos colegas: “Muito obrigado, sobretudo, aos 61 colegas de Parlamento, que acreditaram em nossa gestão e me reconduziram, na tarde desta segunda-feira, ao terceiro biênio como Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Seguimos, de mãos dadas com a força do trabalho, com o objetivo maior de desenvolver a nossa terra e melhorar a qualidade de vida de cada um dos irmãos e irmãs baianos”.