Juiz do breaking explica nota zero dada à australiana que virou meme

Um momento que chamou atenção foi quando Raygun usa um passo imitando cangurus

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2024 às 13:38

Raygun
Raygun Crédito: Reprodução

O chefe dos juízes de breaking na Olimpíada de Paris, Martin Gilian, explicou a nota zero que a australiana Rachael "Raygun" Gunn recebeu - ela viralizou e virou meme por conta das suas apresentações durante a competição na França. 

Gilian, que também é praticante de breaking, disse que a nota é comparativa em relação aos outros concorrentes. "Nós estamos com ela. Temos cinco critérios comparativos no sistema dos juízes. O ponto é que o nível dela apenas talvez não tenha sido tão alto quando o dos outros competidores. Repito: é um sistema de nota comparativo. Os rivais dela foram melhores, mas isso não quer dizer que ela foi péssima. Ela ofereceu o seu melhor", avaliou, falando ao MetroUK. 

Ele também disse que lamenta pelas piadas feitas com Raygun. "Pessoalmente, sinto muito. A comunidade do breaking e do hip hop com certeza oferece seu apoio a ela. Ela estava apenas tentando trazer algo novo, algo original e representativo de seu país", defendeu. 

Um momento que chamou atenção foi quando Raygun usa um passo imitando cangurus.  "Ela se inspirou em suas vivências, nesse caso, por exemplo, os cangurus. Para o breaking, quando você traz inovações e originalidade, você tem que ir além da dança, nas artes marciais ou nos animais, qualquer coisa", disse o juiz. 

Ele destacou que Raygun passou por uma seletiva para ser escolhida a representante da Austrália. "Ela estava representando a Austrália e a Oceania e oferece o seu melhor. Ela venceu a eliminatória da Oceania. Se alguém está se perguntando como ela chegou às Olimpíadas, é porque ela se qualificou em sua região. Infelizmente, outras atletas foram melhores (em Paris). É por isso que ela não passou de seu round", concluiu. 

Raygun não conseguiu nenhum ponto nas três batalhas que participou na disputa. Paris foi a primeira vez em que o breaking foi incluído entre as modalidades olímpicas.

As performances de Raygun foram criticadas por serem aparentemente simples e também viraram meme. Ela defendeu sua participação. "Fiz o que faço de melhor, mostrei minha criatividade, meu estilo, um pouco da personalidade australiana, para tentar conquistar um lugar no cenário mundial",