Esgrima nos Jogos Olímpicos: Confira o chaveamento e estreia do Brasil

Nathalie Moellhausen, Mariana Pistoia e Guilherme Toldo são os três esgrimistas do Brasil na competição

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2024 às 16:22

Mariana Pistoia em ação nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023
Mariana Pistoia em ação nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 Crédito: Miriam Jeske/COB

Os representantes do Brasil na esgrima já conhecem seu caminho nos Jogos Olímpicos Paris 2024. O chaveamento da modalidade foi realizado nesta quinta-feira (25). O Brasil terá três esgrimistas na competição: Nathalie Moellhausen (espada individual), Mariana Pistoia (florete individual) e Guilherme Toldo (florete individual).

Nathalie Moellhausen é a brasileira que mais gera expectativas, em sua quarta participação nos Jogos Olímpicos, a terceira pelo país – antes, a esgrimista fez sua estreia em Londres 2012 pela Itália, até estrear pelo Time Brasil na Rio 2016, quando ficou na sexta colocação. A campeã mundial em 2019 fará sua estreia em Paris 2024 contra a canadense Can Xiao Ruien, pelos 16-avos de final da espada individual feminina.

Nathalie Moellhausen atualmente aparece no oitavo lugar do ranking mundial da espada. É possível que a brasileira enfrente a queniana Alexandra Ndolo, décima colocada, nas oitavas de final. Já o potencial cruzamento nas quartas de final é a líder do ranking, Kong Man Wai Vivian, de Hong Kong, China.

Mariana Pistoia, por sua vez, disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A gaúcha inicia sua trajetória nos 32-avos de final do florete individual feminino, contra a filipina Samantha Kyle Catantan. O principal desafio deve acontecer logo nos 16-avos de final, com o potencial duelo diante da italiana Arianna Errigo, prata em Londres 2012 e segunda do ranking da categoria. Mariana ocupa o 65° lugar no ranking.

Já Guilherme Toldo vai para sua quarta edição dos Jogos Olímpicos, após estrear em Londres 2012 – na Rio 2016, assegurou a oitava colocação no florete individual masculino. O gaúcho terá como oponente Mo Ziwei, da República Popular da China, nos 16-avos de final. Caso vença, Toldo enfrentará Ka Long Cheung, dono do ouro em Tóquio 2020. O esgrimista de Hong Kong, China, é o terceiro do ranking mundial, enquanto o brasileiro é o 27°.

A esgrima em Paris 2024 acontecerá a partir de 27 de julho, próximo sábado. Nathalie Moellhausen competirá logo no primeiro dia. O torneio de espada individual feminina concentrará fases qualificatórias e as finais em 27 de julho. No domingo, 28 de julho, acontece o florete individual feminino, com Mariana Pistoia. Por fim, Guilherme Toldo disputa os Jogos em 29 de julho, segunda-feira, no florete individual masculino.

Confira os duelos da primeira rodada da esgrima com participação brasileira

Espada individual feminina (27 de julho) - Nathalie Moellhausen (BRA) x Can Xiao Ruien (CAN)

Florete individual feminino (28 de julho) - Mariana Pistoia (BRA) x Samantha Kyle Catantan (PHI)

Florete individual masculino (29 de julho) - Guilherme Toldo (BRA) x Mo Ziwei (CHN)

Onde assistir

Todas as ações de Paris 2024 poderão ser acompanhadas pelos detentores de direitos de transmissão. No Brasil, assista no site oficial da Olimpíada (com restrições), Globo, Sportv e CazéTV.