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Hugo Brito
Publicado em 25 de junho de 2020 às 18:39
- Atualizado há 2 anos
A empresa alemã Siemens, presente no Brasil há 150 anos, criou uma solução que mistura hardware e software para ajudar no gerenciamento de mobilidade de pessoal nas planta industrias. Ela leva o nome de SIMATIC Real Time Locating System (RTLS) e é capaz de medir de forma contínua a distância entre os funcionários e registrar todo o movimento feito por cada um dentro das empresas, através de chips colocados nos crachás.>
Quando uma pessoa chega perto da outra, quebrando o distanciamento, os crachás emitem um alerta e quando algum funionário é diagnosticado com Covid 19 é possível, através do histórico de movimentação dele na empresa, identificar com exatidão com quem ele interagiu e também em que áreas andou, o que permite rapidamente isolar pessoas que possam ter se contaminado e também direcionar as equipes de estarilização para áreas que efetivamente foram usadas por quem estava com o vírus, tornando a limpeza mais eficiente e com custo menor.>
Pandemia on line>
Uma pesquisa realizada pelo Salesforce Research, braço de pesquisa da multinacional de tecnologia Salesforce, conversou com 3.542 pessoas na Austrália, Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Brasil, no dia 1 de junho, para identificar em que a pandemia do Novo Corona Vírus mudou o comportamento digital das pessoas.>
Em todos os principais itens o brasileiro mostrou que aumentou seu uso de ferramentas digitais durante a pandemia em níveis acima dos outros países pesquisados. Por aqui 80% dos entrevistados afirmaram que navegam mais na internet durante o período de isolamento do que o faziam anteriormente. A média global é menor - 55%. O uso de redes sociais também aumentou mais no Brasil durante a pandemia. 74% dos pesquisados afirmaram que acessam mais esse tipo de conteúdo sendo que na média dos outros países esse crescimento ficou em 46%.>
Compras Online também apresentaram crescimento no Brasil mas o número ficou mais próximo à média mundial. O crescimento das compras pelo meio digital foi de 54% entre os brasileiros pesquisados contra 42% na média global. Além disso 55% dos brasileiros que foram entrevistados disseram estar ouvindo mais mídias de streaming do que o habitual antes da pandemia, número bem acima dos 33% da média global.>
Transporte público com menos contaminação>
Uma startup brasileira passou a oferecer gratuitamente uma plataforma para ajudar as prefeituras das 27 capitais brasileiras na gestão de um dos principais pontos de proliferação do Corona Vírus, o transporte público. A campanha que ganhou o nome de “Painel para todos” disponibiliza a ferramenta Trancity da green4T, empresa brasileira de tecnologia e infraestrutura digital. Nela as bases de dados das prefeituras e companhias de ônibus são utilizadas para detectar geolocalização, quantidade de veículos coletivos em cada linha, número de passageiros transportados e combinar essas informações com imagens de câmeras abertas.>
Tudo então é processado em nuvem e disponibilizado para a gestão pública, sem custos e sem novos investimentos. Segundo o CEO da empresa, Eduardo Marini, com a pandemia o planejamento usual de demanda caiu por terra, pois o comportamento de uso do transporte público mudou.>
Marini complementa que com uma plataforma como essa pronta a green4T não poderia simplesmente ficar olhando ou atuar apenas visando a venda de sua solução, e complementa: “O transporte público é um dos locais de maior risco de transmissão do coronavírus, e nós temos uma plataforma pronta e de rápida implementação que pode ajudar a evitar aglomerações. É nosso papel contribuir para o combate à pandemia e essa foi a forma que encontramos de prestar auxílio”. Segundo a empresa, São Paulo e Rio de Janeiro já estão usando a solução.>