Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 14 de março de 2023 às 18:05
- Atualizado há 2 anos
Um grupo de homens armados tentou assaltar um carro-forte, na tarde desta terça-feira (14), no Engenho Velho da Federação, em Salvador. O caso aconteceu na Rua Apolinário Santana, durante recolhimento em uma casa lotérica.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os seguranças da transportadora de valores revidaram e os criminosos fugiram em um carro roubado.
Testemunha do ocorrido, um morador, que preferiu não se identificar, disse que por volta das 16h os primeiros tiros foram disparados na frente do Mercado Mix da Bahia, no Engenho Velho da Federação. Ele estava saindo do mercado no momento que ouviu os disparos. "Quando entrei no carro e estava saindo do estacionamento do mercado, os tiros começaram, a menos de 5 metros de onde eu estava. Acelerei em direção ao posto que tem ali na frente, virei a direita e fui imediatamente ao Batalhão de Polícia que tem na rua Agnello de Brito", relata.
O morador explicou aos policiais o que estava acontecendo e apontou que o carro forte já estava estacionado próximo da lotérica, onde faz rotineiramente uma ronda. De acordo com ele, os policiais saíram rapidamente em direção ao local com duas viaturas, fortemente armados. "Acho que se eu não tivesse agido dessa forma algo pior poderia ter acontecido, pois tinham inúmeras pessoas na rua, crianças voltando da escola, inclusive. Me senti obrigado a fazer algo, e acho que foi exatamente por isso que em menos de um minuto as viaturas que avisei chegaram lá e contiveram a situação caótica", afirmou.
Ao estacionar as duas viaturas na frente do mercado, os policias bloquearam a passagem na rua. Mas, cerca de três minutos depois, os tiros mudaram de direção e começaram a ser ouvidos nas imediações da Cardeal da Silva, para onde os bandidos haviam escapado através de um beco.
Na fuga, os assaltantes foram interceptados por equipes do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas Avançadas (Garra) do Esquadrão Águia da Polícia Militar e houve confronto. O carro utilizado pelo bando foi abandonado e, dentro dele, os PMs localizaram um fuzil.
Conforme relato do morador, vários veículos que estavam indo no sentido do Rio Vermelho ficaram parados e engarrafaram o trânsito no local. Ao total, ele diz ter escutado cerca de 50 tiros. Um deles atingiu a cabeça de um vigilante de raspão.
Equipes do Garra e da 41ª CIPM seguem realizando diligências para encontrar os autores da tentativa de roubo.