Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Projeto de valorização dos recursos marítimos será lançado no Virtual Educa Bahia 2018

O Think Blue (Pense Azul), do Banco Mundial, promove cursos voltados para o conhecimento educacional e de sustentabilidade dos oceanos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2018 às 17:29

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: (foto: divulgação)

Com o objetivo de promover cursos voltados para o conhecimento educacional e de sustentabilidade, nos diversos âmbitos dos recursos marítimos, como pesca, alimentação, turismo e transporte, será lançado oficialmente, nesta sexta-feira, às 9h, a plataforma Think Blue (Pense Azul), no Fórum Global de Educação e Inovação sobre Cooperação Sul-Sul. O projeto, desenvolvido pelo Banco Mundial, terá sua apresentação realizada durante XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador.

O representante do Banco Mundial e coordenador da plataforma Think Blue, Jorge Barbosa, explica como vai funcionar o projeto. “Essa ferramenta de educação ajudará a realizarmos vários cursos utilizando recursos de tecnologia, realidade virtual e inteligência artificial para fazer uma experiência mais ativa para os estudantes. Mas também vamos relacionar os estudos com as indústrias marítimas para criar uma capacitação destes trabalhos. Por exemplo, a Bahia tem muita riqueza marítima e empresas ligadas ao setor, e acreditamos que tem muito para crescer. Por isso, a iniciativa para aprender sobre o tema com uma educação mais avançada sobre a tecnologia vai ajudar no crescimento local e internacional”, destaca.

Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o projeto pode oportunizar a estudantes e profissionais a chance de conhecer aspectos da sua região impulsionando a formação dos estudantes e profissionais do setor marítimo. “A Bahia possui a maior costa marítima do Brasil, e essa condição nos proporciona explorarmos uma vasta área de conhecimento para o aprendizado e crescimento econômico. O projeto vai ao encontro do novo perfil da rede estadual que desenvolve uma educação voltada para a formação dos estudantes de acordo com a realidade em que vivem, neste caso as regiões costeiras”, contou.

Aprendizagem

O Think Blue é uma iniciativa do Banco Mundial apresentada na forma de um portal para a inovação na educação oceânica, e que promove e apóia a aprendizagem ao longo da vida. O portal busca aplicar uma aprendizagem automática para personalizar cada busca e obter os melhores resultados para todos os públicos. Essas tecnologias digitais também serão aplicadas a conteúdos educacionais on-line, oferecendo, assim, uma experiência de aprendizagem dinâmica adaptada às necessidades de cada indivíduo.

O Virtual Educa 2018 é um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação. Trata-se de um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.

Realizado no ICEIA, o evento ocupa os cinco pavilhões, as 45 salas de aula e o teatro do instituto, que tem capacidade para mil pessoas. A atividade envolve, ainda, exposição de projetos de Ciência, Inovação, Empreendedorismo,  Arte, Cultura e Tecnologias desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual, da capital e do interior, em quase 300 estandes.

Com informações da Secom/Ba.