Praça da Pituba se torna ponto de leitura com inauguração da estátua de João Ubaldo Ribeiro

Além da Nossa Senhora da Luz, a Wilson Lins também vai ganhar novos atrativos

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 18 de maio de 2018 às 20:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Com a intenção de aumentar o movimento das Praças Nossa Senhora da Luz e Wilson Lins, na Pituba, o prefeito ACM Neto anunciou algumas mudanças nos equipamentos. Entre elas, está a integração das duas áreas por meio de instalação de piso intertravado, assim como foi feito na Barra e no Rio Vermelho. 

As intervenções já começaram a ser feitas e a primeira foi inaugurada na noite desta sexta-feira (18). Uma estátua em fibra de vidro com a imagem de João Ubaldo Ribeiro passou a ocupar um canto da praça Nossa Senhora da Luz, junto com mais bancos e um ponto do Livros Livres, programa que disponibiliza obras gratuitamente.

"Este lugar vai ser transformado em um ponto de leitura, mais um incentivo à leitura da nossa cidade”, disse o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.  A estátua retrata João Ubaldo e seus inconfundíveis óculos com o livro Viva o Povo Brasileiro, um de seus grandes sucessos. (Foto: Arisson Marinho/ CORREIO) De autoria da artista plástica Márcia Magno, a escultura traz o escritor baiano com os seus inconfundíveis óculos e um exemplar de uma das suas obras mais famosas - “Viva o Povo Brasileiro” - nas mãos. Um pouco da biografia do autor está registrada na placa de inauguração e, virtualmente através de um QR Code. 

Embora a escolha da Pituba surpreenda alguns soteropolitanos, esta foi uma decisão da própria família. “Meu pai morou muitos anos aqui na Pituba no Edifício Yvete Sales, na Rua Minas Gerais. Meus avós (os pais de João Ubaldo) foram um dos primeiros moradores do bairro, tinham uma casa na Avenida Paulo VI”, explicou a filha do escritor, Emília Ribeiro. 

O escritor morou em Salvador na década de 1950 antes de estudar nos Estados Unidos, retornou para a capital em meados da década de 1960 e teve algumas idas e vindas à cidade até 1991, quando se mudou definitivamente para o Rio de Janeiro. “A Pituba é tão marcante quanto Itaparica na vida de João Ubaldo. Trazendo João Ubaldo para cá, a gente traz todos os apaixonados por história e literatura”, ressaltou ACM Neto. 

O prefeito ressaltou ainda a importância do ilustre filho de Itaparica para o estado, pois ele divulgou a imagem da Bahia mundo afora através de seus romances. João Ubaldo era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais por sua obra. Ele espera que a Praça onde está a estátua se torne também um ponto turístico. 

Nascido em Itaparica no ano de 1941, o escritor morreu no ano de 2014 vítima de uma embolia pulmonar. Além da homenagem através da estátua, a FGM também lançou o Selo João Ubaldo Ribeiro, que seleciona através de edital livros de autores baianos para publicação. A segunda coleção do selo será lançada no segundo semestre deste ano, com oito publicações. 

Integração Ainda durante a inauguração, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço de requalificação da Praça Wilson Lins. Orçada em R$ 6,3 milhões, ela envolverá tanto a integração da Nossa Senhora da Luz com este equipamento, quanto a colocação de mobiliário urbano. 

“Pouco tempo atrás, nós tínhamos ali um espaço de ruínas, o antigo clube Português. Nós fizemos a demolição da estrutura e construímos a praça, que acabou não tendo apelo muito forte. De vez em quando tinham uns eventos, mas faltava algo mais atrativo para a cidade”, pontuou Neto sobre a decisão de reformar a área. 

Na Wilson Lins, já está sendo montada uma piscina olímpica, o mesmo usados no Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. A requalificação da praça servirá de apoio para o equipamento, tornando o entorno da Arena Aquática Salvador um lugar mais atrativo para moradores da região e acompanhantes de quem vai treinar na piscina. 

“Esta é uma Praça diferenciada, integrada com a praia. Ela será um ponto de contemplação do mar, do encontro e de convivência”, explicou a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e responsável pelo projeto arquitetônico, Tânia Scofield. Será instalado um anfiteatro no espaço, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, vestiários e banheiros, e construído um estacionamento com 50 vagas.

A contenção na borda da praia será toda trocada, pois a atual está desgastada pela ação do mar. Ela será de pedra e em formato de escada, permitindo que as pessoas sentem nos degraus e contemplem o mar. Também serão feitas obras de drenagem na região. 

Já a conexão com a Nossa Senhora da Luz se dará por meio de colocação de piso intertravado, permitindo que as praças e as pistas fiquem no mesmo espaço. A velocidade neste trecho deve ser reduzida, mas este novo valor ainda não foi anunciado pela Transalvador. A obra deve estar concluída em cerca de quatro meses. 

O prefeito anunciou ainda que nos próximos dias deve assinar a ordem de serviço para autorizar obras no Jardim dos Namorados, que se tornará um espaço de lazer. Além disso, a intervenção também será viária, permitindo o acesso direto dos veículos de lá para a  Avenida Manoel Dias da Silva.