Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 20 de janeiro de 2019 às 19:40
- Atualizado há 2 anos
Uma ação da Polícia Militar no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixou pelo menos uma pessoa morta e duas feridas na manhã deste domingo (20). Segundo a Polícia Militar, três pessoas foram baleadas durante uma troca de tiros com policiais da Rondesp BTS, que faziam rondas na localidade conhecida como Pé Preto e se depararam com 15 homens armados em um matagal. Um deles não resistiu aos ferimentos.
Imagens gravadas por moradores, no entanto, mostram três policiais fardados atirando dentro de um campo onde acontecia uma partida de futebol amador. As imagens mostram o momento em que três PMs discutem com pessoas no gramado. Não é possível ouvir o conteúdo da discussão, mas um dos policiais atira para o alto. Em seguida, um segundo PM atira em direção às pessoas. Os três policiais, então, dão as costas ao grupo e seguem andando com armas em punho. Na sequência da gravação, há uma correria e uma pessoa grita que foi jogada uma bomba.
Em nota, a corporação informou que os policiais que aparecem na imagem são da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas) e davam apoio à ação da Rondesp BTS, que teria acontecido próximo dali. "Eles efetuaram disparos de arma de fogo com a finalidade de conter o grupo que não deixava as viaturas levar os feridos ao hospital", informou a PM, em nota.
A troca de tiros deixou ferida pelo menos uma pessoa que aparece nas imagens. Segundo a PM, no entanto, o rapaz não foi atingido pelos disparos dos policiais, mas pelos criminosos que estavam armados. "Ele foi alvejado no ombro pelos criminosos. Ele também foi socorrido pela Rondesp até a mesma unidade hospitalar", diz a nota da PM.
Das vítimas levadas ao Hospital Menandro de Faria, uma morreu. Outra foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, nem a identidade delas.
Segundo a PM, foram apreendidos com os suspeitos dois revólveres calibre 38, 53 papelotes de maconha, 125 pinos de cocaína, 25 pedras de crack e R$ 189 em espécie. O material e a ocorrência foram apresentados à 34ª Delegacia (Portão).
O vídeo foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Militar. A ocorrência pode ser formalizada no local, na Pituba, ou na Ouvidoria, pelo site www.pm.ba.gov.br ou pelo telefone 080 028 400 11. O sigilo do denunciante é assegurado.