Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Daniela Leone
Publicado em 14 de março de 2023 às 16:23
- Atualizado há 2 anos
Ítalo Rodrigues foi apresentado na tarde desta terça-feira (14), na Toca do Leão. Com a missão de reformular o elenco para a disputa da Série B, o novo diretor executivo de futebol do Vitória precisará cumprir a meta em um prazo curto, porque a competição começa daqui a um mês, e a janela de transferências fecha no dia 4 de abril. O primeiro adversário será a Ponte Preta, em 14 ou 15 de abril, no Barradão.
Pernambucano do Recife, Ítalo tem 37 anos e, nos últimos dois meses, trabalhou no Tacuary, que disputa a primeira divisão do Campeonato Paraguaio. Fez carreira no Náutico e trabalhou também no CSA e no Paysandu. Ele enxerga o desafio atual como o maior até então.
“Eu sou um diretor executivo novo, um cara que, a partir de hoje, sem dúvida, tem o maior desafio da carreira, levar o Vitória onde não deveria ter saído. Quero manifestar a felicidade e orgulho de estar aqui. Preciso potencializar os pontos positivos e extinguir os negativos para que o Vitória tenha um início de Série B de acordo com a grandeza do clube”, projeta.
“Tenho que fazer diferente do que vinha sendo feito, porque se fosse para fazer a mesma coisa, não tinha sentido eu estar aqui. Preciso extrair mais. A corda precisa estar sempre esticada, a pressão de estar num clube grande como o Vitória é gigantesca e todo mundo precisa entender isso”, avisa o novo diretor.
Ítalo assumiu o lugar antes ocupado por Edgard Montemor, demitido há duas semanas, após a eliminação na Copa do Brasil. Antes, o Leão já havia saído do Campeonato Baiano e posteriormente lamentou também a queda na Copa do Nordeste.
Após três fracassos em um trimestre, Ítalo sabe que o time precisa mostrar eficiência na Série B. "Obviamente existe um processo como um todo, com várias pessoas envolvidas, mas a responsabilidade é total e exclusiva minha. A partir desse momento, a gente não tem margem de erro. Se vai trazer 100, precisa acertar nos 100", afirma, referindo-se às contratações que fará para reformular o elenco.
Sem citar nomes de possíveis reforços, ele contou que já estão sendo discutidos com a diretoria e a comissão técnica. "Evidentemente que tem uma lista. A partir de hoje a gente precisa passar a definir e efetivar. A gente sabe que existem bons atletas que são bons para outros clubes, mas que não têm a característica, o perfil que a cultura do clube espera. A partir de hoje a gente vai sentir, se reunir e tentar otimizar isso".
O presidente Fábio Mota declarou que a escolha por Ítalo Rodrigues se dá, entre outros fatores, pelo conhecimento que ele tem da Série B. “Nós procuramos um diretor de futebol com perfil e experiência na Série B, como o técnico Léo Condé. Ítalo conhece a competição pelo Náutico e CSA. É um jovem estudioso e nós estamos muito felizes, porque tínhamos prometido a nossa reformulação. Agora vamos reforçar o nosso elenco para trilhar o retorno à Série A, que sempre foi o nosso objetivo", disse Mota.
O dirigente admitiu ter conversado com outros diretores antes, a exemplo de Rodrigo Pastana, Alarcon Pacheco (ambos ex-Vitória) e Diego Cerri (ex-Bahia).