Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 30 de junho de 2018 às 18:53
- Atualizado há 2 anos
Um dos policiais que se destacaram no combate ao banditismo no sertão da Bahia, especialmente contra o cangaço, morreu neste sábado (30), aos 102 anos. O Sargento Pm Gerson Pionório Freire fez parte de inúmeras volantes, patrulhas organizadas para percorrer a caatinga na perseguição aos cangaceiros.
A Polícia Militar emitiu nota de pesar e pontuou que “o Sgt PM Ref Pionório angariou, durante sua trajetória profissional, a admiração e o respeito dos superiores, pares e subordinados pela dedicação explícita à causa da segurança pública”, informa o comunicado. Um documentário chegou a ser feito pela Polícia Militar em homenagem ao Sargento, chamado "O Policial Militar de 100 anos". (Foto: Reprodução) “A Polícia Militar da Bahia rende todas as homenagens e o mais sincero reconhecimento ao exemplo de profissional e homem honrado que o Sgt PM Ref Pionório foi e continuará a ser através do seu legado como exemplo aos nossos milhares de profissionais”, diz ainda a nota de pesar.
O Sargento reformado morreu em Paulo Afonso, de causas não divulgadas. O sepultamento ocorreu ainda no sábado (30), no município anteriormente citado.
Pionório teve sua história contada no documentário “Memórias da PMBA”, iniciativa da Corporação para resgatar e valorizar personagens e feitos memoráveis da Polícia Militar da Bahia. Intitulado “O Policial Militar de 100 anos”, o documentário obtém relevante sucesso onde é exibido.
Assista aqui ao vídeo: