Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 18:15
- Atualizado há 2 anos
A imagem de um manequim preto quebrando a vidraça da loja Reserva, do Shopping Barra, chocou clientes do centro comercial, que alegaram uma nítida representação racista na ação. A imagem foi registrada na última segunda-feira (14). Um funcionário do shopping, que preferiu não se identificar, falou que uma série de pessoas comentava que parecia que o boneco estava arrombando ou invadindo a loja.>
Cliente do Barra, a administradora Rafaela Santos, 37, classificou a ação como de mau gosto e muito ofensiva. Ela afirmou que encaminhou queixa à administração do shopping logo após presenciar a cena. A cliente ficou incomodada por lembrar de uma série de casos em que pessoas negras foram mortas ou sofreram algum tipo de violência ao serem confundidas com bandidos.>
"Faltou um pouco de bom senso antes de colocar aquele tipo de ação. Não sei qual a mensagem que quiseram passar, mas ficou ofensivo. Já é raro ver esses manequins de cor preta e quando vemos é associando a vandalismo? Eu fiquei muito chateada", contou.>
Um dos casos ao qual ela se referiu foi do assassinato de Durval Teófilo Filho, morto a tiros pelo sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra enquanto chegava ao condomínio onde os dois moravam no Rio de Janeiro. O sargento alegou pensar que Durval, um homem negro, era bandido.>
Especialista em marketing e comunicação visual, João Santos Souza afirmou que as marcas precisam ter muito cuidado antes de pensar em suas ações porque a mensagem passada, mesmo que de forma não proposital, podem ofender os clientes. "É cada vez mais necessário ter atenção com o que se faz, ser muito criterioso com tudo. Não costumamos ver manequins de cor preta no dia-a-dia e ver um quebrando uma vidraça acaba passando uma mensagem que não se resume a uma simples 'loucura' para achar promoção", explicou.>
Ainda segundo Souza, ter um departamento de comunicação e marketing com um setor voltado para a diversidade pode auxiliar para que esse tipo de situação não se repita.>
Procurada, a reserva informou em nota que a vitrine, chamada de Loucuras pela Reserva, "jamais teve como objetivo ofender qualquer pessoa ou disseminar ideias racistas e sim de somente divulgar a liquidação da marca". A Reserva também afirmou que o boneco de cor preta é o mesmo usado do lado de dentro da vitrine.>
Ainda em nota, a empresa afirmou que a vitrine será desmontada imediatamente e alega repudiar o racismo em todas as suas formas de expressão.>
O Shopping Barra informou que não vai se manifestar sobre o caso.>