Ifba oferece mais de 5 mil vagas em processo seletivo para cursos técnicos

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de novembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2022 às 15:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) publicou editais para seleção de ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ProSel 2023) na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. No total, estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas em 21 cidades baianas que contam com campi do instituto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente, on-line, até 11 de novembro.

No campus Jequié, o Ifba oferta 320 vagas distribuídas em dois cursos técnicos Integrados (ensino médio e técnico) e dois cursos Subsequentes (para quem está concluindo ou já concluiu o ensino médio), totalmente gratuitos. Os cursos são nas áreas de Eletromecânica e Informática. 

Cursos integrados Já o processo eletivo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Ifba tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano) e a seleção é classificatória e continuará sendo por meio de análise de histórico escolar. 

Para fazer a inscrição para os cursos da forma integrada, o candidato deve apresentar notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do fundamental, de Português, Matemática, História e Geografia. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio digital até o dia 11 de novembro, no período definido no cronograma do Edital ProSel 2023 – Cursos Integrados, para cursos dos campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

A inscrição poderá ser feita, exclusivamente, no site https://prosel.ifba.edu.br. Para realizar a inscrição é obrigatório que o candidato tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema de inscrição. 

Cursos subsequentes O processo seletivo para ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2023 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).  

Para fazer a inscrição para os cursos subsequentes, o candidato deve apresentar notas e documento escolar dos 1º e 2º anos do ensino médio de Português e Matemática. 

As inscrições também são gratuitas e podem ser realizadas por meio digital até o dia 11 de novembro para cursos dos campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista. 

O endereço para cadastro é o mesmo e também é preciso ter um email ativo.