Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Hyundai HB20: carro de passeio mais vendido do país é atualizado

Hatch, que custa a partir de R$ 76.690, abandona visual polêmico e ganha novas tecnologias. Confira avaliação em vídeo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2022 às 14:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Fotos: Divulgação
O bom acabamento foi mantido e todas as versões contam com seis airbags de série

Há 10 anos, a Hyundai iniciou sua operação no mercado brasileiro com a ambição de colocar um produto no ranking dos mais vendidos do país. Missão difícil. Na época, junto com o HB20, primeiro modelo da marca no Brasil, estrearam o Chevrolet Onix e o Toyota Etios.

Além dele, haviam outros concorrentes consolidados como Volkswagen Gol, Fiat Palio e Ford Fiesta. Mas os coreanos trabalharam bem, e em apenas seis anos alcançaram a marca de um milhão de unidades emplacadas no mercado nacional, superando rivais como Volkswagen e Fiat, que levaram 13 anos para atingir esse patamar.

A trajetória do HB20 também impressiona: em 2021, alcançou a liderança entre os veículos de passeio e se manteve nos primeiros seis meses deste ano. E nesse seu melhor momento de vendas, vem uma reestilização. A terceira desde a sua chegada ao país, em 2012. As outras aconteceram em 2015 e 2019. Dê play e confira as primeiras impressões sobre o HB20 2023 Há quase três anos o modelo entrou em sua fase mais controversa em relação ao design. No entanto, o novo ajuste deixou o automóvel com linhas menos polêmicas. A inspiração vem dos novos produtos da marca, como o Tucson, um dos mais desejados globalmente.

A mecânica foi mantida e o interior teve poucos ajustes. As principais alterações foram concentradas na dianteira, onde o capô, grade, para-choque, lanternas e faróis foram atualizados. Na parte de trás, para-choque e lanternas foram remodelados.

Outras mudanças não são tão aparentes, mas se refletem na segurança - no entanto só estão disponíveis na versão Platinum Plus. Um dos destaques é um assistente que monitora a posição do veículo em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo que vai à frente, atuando de forma autônoma no volante para manter o carro centralizado na faixa de rodagem.

Outro equipamento oferecido na versão mais cara é o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro. Esse sistema ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares que detectam quando um veículo se aproxima, emitindo um aviso sonoro e até mesmo freando o carro, se necessário.

[[galeria]]

Foi incorporado também o Saída Segura, que impede acidentes que podem ser causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. O sistema emite avisos se um carro, ao se aproximar por trás, for detectado no momento em que um ocupante abre a porta para sair.

Também estará disponível um alerta de ponto cego, que usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos ou objetos nos pontos cegos. Essa indicação é feita nos espelhos retrovisores externos.

Trem de força Os dois motores são 1 litro com três cilindros, porém um é aspirado e outro turbo. A opção de aspiração natural entrega 75 cv de potência com gasolina e 80 cv com etanol, sempre aos 6 mil giros. O torque máximo, obtido aos 4.500 rpm, é de 9,4 kgfm com gasolina e 10,2 kgfm com etanol.

Esse propulsor trabalha associado apenas a uma transmissão manual de cinco marchas.

O motor turbinado tem injeção direta de combustível e entrega 120 cv de potência aos 6 mil rpm com qualquer combustível. O torque máximo, obtido aos 1.500 giros, é de 17,5 kgfm com gasolina e/ou etanol.

Esse propulsor pode ser associado a uma transmissão manual ou automática, sempre de seis marchas.

Preços e versões Atualmente, 70% das vendas do HB20 estão concentradas nas versões com motor aspirado, que conta com três versões: Sense (R$ 76.690), Comfort (R$ 79.990) e Limited (R$ 85.490).

As demais utilizam o motor turbo, que soma quatro configurações na linha 2023. A opção Comfort pode ser associada uma transmissão manual (R$ 93.790) e automática (R$ 99.390).

As outras versões são sempre automáticas: Platinum (R$ 105.390) e Platinum Plus (R$ 114.390). A traseira foi modificada e o bagageiro continua com capacidade para 300 litros Todas as versões contam com seis airbags e a garantia continua sendo de cinco anos. Entre os principais concorrentes do Hyundai produzido em Piracicaba, no interior de São Paulo, está o Chevrolet Onix.

A depender da configuração, entram na disputa o Fiat Argo, o Peugeot 208, o Toyota Yaris e até o Honda City.

O HB20 sedã chegará às concessionárias em setembro e a opção aventureira, que foi descontinuada ano passado, não voltará.

*O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA HYUNDAI