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Priscila Natividade
Publicado em 2 de julho de 2018 às 05:42
- Atualizado há 2 anos
A crise tem passado longe do setor de franquias, principalmente no mercado do Nordeste. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), enquanto a expectativa de crescimento nacional para o setor no ano é de 9%, na região ele pode chegar a 10%. Uma parcela significativa deste aumento está vinculada à oferta de modelos mais enxutos, com baixo custo de investimento e operação.
Durante a Feira de Franquias da ABF, que aconteceu entre os dias 27 de junho e 01 de julho, em São Paulo, o CORREIO garimpou pelo menos 15 opções de microfranquias com investimentos iniciais de R$ 699 a R$ 30 mil (veja a lista ao lado). “O mercado do Nordeste está mais aberto do que o restante do país. A crise estimulou esse investimento de menor de capital, o que aumenta a procura pelas franquias menores. Isso tem feito o segmento crescer bastante”, analisa o diretor da ABF Nordeste, Leonardo Lamartine.
Formatos As franquias no modelo home-office estão entre de menor taxa e também menor custo de operação.“É um tipo de formato que tem se destacado, porque não precisam de capital para instalar um escritório, por exemplo. A procura é bem interessante”, aponta Lamartine.Outro formato muito procurado são as versões mais reduzidas que lojas convencionais e quiosques comuns.“As cidades do interior têm contribuído muito para isso, principalmente com a abertura de novos shoppings", completa o direor da ABF.Negócios menores Uma das marcas que apostam no pequeno investidor é a Ylaii. Com investimento de R$ 699 é possível adquirir o modelo mais enxuto da marca. “A minha sócia Gabi Readi cuida do designer das joias. Ela já é conhecida no mercado por atuar em empresas como a Vivara, o que acaba facilitando o nosso contato com os fornecedores de matéria-prima. Com isso conseguimos um produto de qualidade com um preço menor", diz Silvana Lopes.
As marcas Encontre Sua Viagem, Bidan e Acqua Zero também apelam para o custo reduzido de implantação e operação do negócio no modelo de home office. Segundo o empresário Henrique Mol, a instabilidade econômica acaba contribuindo para o aumento da rede de fraqueados nesse modelo. “A solução de baixo investimento estimula a adesão do empreendedor por necessidade, que ficou sem receita para pagar as contas e viu na franquia uma maneira de voltar ao mercado. Juntando as três operações temos hoje, cerca de 1 mil franqueados”.
Opções Outra opções disponível no mercado que resulta em menor custo para o investidor é a de ‘loja dentro da loja’. É nele que a microfranquia Mapa da Mina joga suas fichas. O franqueado Express pode espalhae uma torre de bijuterias da marca em diversos pontos de vendas. O investimento é de R$ 30 mil e promete, ainda, mair rotatividade aos produtos em estabelecimentos comerciais como salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumaria. “A principal vantagem é que não há um custo fixo com locação de espaço. O Nordeste tem o perfil de público para semijoias. No estado da Bahia, a previsão é ter três operações da marca até o final de 2018”, projeta o sócio-diretor da rede, Marcos Pertile.
Para a diretora de Microfranquias da ABF, Adriana Auriemo, ao decidir investir em uma microfranquia, o empresário precisa tomar alguns cuidados, entre eles, não utilizar de uma vez só os recursos que tem disponível. “Não dá para agir só na emoção. Por mais barata que seja a sua franquia, nunca coloque o dinheiro todo que você tem nela. Vai ser preciso ter uma reserva de recursos para novos investimentos até que o negócio crie volume e atinja maturação”, alerta.
Crise consolida modelo de microfranquias Por ser um formato de custo reduzido de investimento, o segmento de microfranquia (até R$ 80 mil) cada vez mais desperta o interesse de grandes empresas. Segundo dados do estudo mais recente feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre o perfil das microfranquias do país, dentre as redes que ainda não operam com o modelo, 36% pretendem desenvolvê-lo nos próximos anos. Ainda de acordo com o levantamento, entre as franqueadoras que operam negócios nos dois formatos (micro e tradicional), 42% das unidades são microfranquias.
A readequação, em alguns casos chega a reduzir em mais de 50% o investimento, como destaca o vice-presidente da ABF, André Friedheim. “Quem quer ganhar mais mercado precisa repensar o modelo do negócio, tornar mais acessível sem perder o DNA da marca e o seu conceito. Formatos menores, não são mais uma tendência. São realidade”.
Luzia Costa, sócia da Sóbrancelhas, disse que a marca teve de desenvolver um modelo de operação mais enxuto por causa da crise (foto: Thiago Gustavo / Divulgação) A franquia Sóbrancelhas é uma das que lançaram um modelo mais compacto. A rede desenvolveu a operação de unidades de 15m² com investimento inicial de R$ 70 mil. Comparado com a estrutura de loja, que custa R$ 200 mil, a versão oferece os mesmos serviços de design de sobrancelhas e micropigmentação por um custo 65% menor.
Para a fundadora da empresa, Luzia Costa, o cenário econômico foi um dos fatores que contribuiu para a readequação. “Todo mundo teve que se virar na crise. Aparecia muita gente disposta a trabalhar, no perfil da franquia, mas sem o dinheiro suficiente para investir nela e aí criamos a smart”. De dez pessoas que visitaram o stand da marca na feira da ABF, pelo menos seis delas optaram pelo formato menor. “Ou a gente entra no ritmo, ou perde o mercado”, completa.
Na Acaí Concept, a estratégia foi reformular a operação do toten, que ganhou mais capacidade de armazenagem de estoque e operacionalização com custo a partir de R$ 70 mil – metade do valor de investimento na loja convencional. O sócio da marca, Rodrigo Melo, tem expectativa de abrir ainda este ano mais dez unidades na Bahia. “Nascemos realmente na crise e pegamos pessoas que encontram na franquia um porto seguro”, falou.
Veja opções de microfranquias de R$ 699 a R$ 30 milYlaii Joias e Acessórios O modelo de negócio contempla a venda de joias e semijoias. É possível se tornar um fraqueado com investimentos a partir de R$ 699. A taxa é convertida em estoque inicial. ylaii.com.br
Encontre sua Viagem O segmento de atuação é o de agências de viagens. O esquema da microfranquia é home office, o que reduz os custos de instalação e manutenção de um escritório. O investimento inicial é de R$ 7 mil com rentabilidade de 35% a 5% das vendas, a depender do produto. www.encontresuaviagem.com.br
Bidon Corretora de Seguros No modelo de home office o investimento inicial é de R$ 11.990. O prazo de retorno é de 3 a 12 meses e o lucro mensal estimado chega a R$ 7,5 mil. www.bidon.com.br
Acqua Zero Na modalidade home office, a microfranquia realiza serviços de estética automotiva. O investimento inicial chega a R$ 10 mil, com faturamento médio mensal de R$ 5 mil e lucro médio de 50% sobre o faturamento. www.acquazero.com.br
Mr. Kids As máquinas da rede trazem brinquedos em forma de cápsulas, bonecos, carros e adesivos de personagens. A taxa de investimento inicial é de R$ 18,7 mil, incluindo equipamentos e produtos. O lucro varia de R$ 1,8 mil a R$ 30 mil, a depender do número de máquinas, com lucratividade de 35% a 40%. www.mrkids.com.br
Free Wet A microfranquia de limpeza e proteção automotiva oferece retorno financeiro em até três meses. O investimento inicial para o Licenciado Light é de R$ 2,5 mil para atendimentos no sistema delivery. A taxa inclui também produtos para fazer R$ 5.025 em serviços de limpeza a seco. www.freewet.com.br
Louyt Mobile Marketing Digital A franquia traz soluções de marketing digital com uma plataforma que utiliza inteligência artificial para integrar o serviço. O investimento é de R$ 19,5 mil e a previsão de ganhos médios mensais chega a R$ 10 mil. www.louyt.com
MT Cred A microfranquia atua no segmento de oferta de crédito. O investimento é a partir de R$ 9,9 mil no sistema home office. No ano passado, a marca alcançou um faturamento anual de R$ 12 milhões com um volume de negociações que ultrapassou R$ 150 milhões em empréstimos consignados. www.mtcred.com.br
Acquio A rede é especializada em pagamentos eletrônicos e oferece sua franquia por R$ 7.490 (investimento + capital de giro), valor que pode ser dividido em até 12 vezes. O franqueado também tem seis meses de carência de royalties. franquias.acqio.com.br
Trust Intercâmbio e Turismo A microfranquia tem investimentos a partir de R$ 3,5 mil no formato home office no agenciamento de serviços de intercâmbio. Para o franqueado que quiser atuar também como agência de turismo, a taxa é de R$ 3,9 mil. O prazo médio de maturação do negócio é de 10 meses. www.trustintercambio.com.br
The Kids Club A rede oferece franquias de cursos de inglês para crianças. O novo modelo, mais enxuto, tem investimento inicial de R$ 20 mil, com rentabilidade de 30% a 45%. No home based, sem a necessidade de ponto comercial, o franqueado oferece o curso de inglês em escolas regulares e outros locais. www.thekidsclub.com.br
Mapa da Mina A rede de franquia Mapa da Mina trabalha com a comercialização de semijoias de fabricação própria. O investimento inicial é de R$ 30 mil no modelo Express e dá direito a cinco torres que podem ser levadas para estabelecimentos comerciais, como salões de beleza, lojas de cosméticos e perfumarias. O faturamento médio mensal é de R$ 1,5 mil por torre, com taxa de lucratividade de 20% a 30%. mapadamina.com.br/franquia
Só Varais A empresa atua há 22 anos no mercado de venda, instalação e manutenção de varais. O novo modelo de negócio, com serviços em lavanderia, tem investimento a partir de R$ 20 mil. www.franquiasovarais.com.br
Help Home A franquia de reforma e pequenos reparos tem investimento a partir de R$ 26 mil. helphome.srv.br
Information Planet A agência de intercâmbio tem 20 anos de mercado. Há opções de formatos de franquia com investimento inicial de R$ 3 mil. informationplanet.com.br/franquias
Cuidados na hora de escolher uma franquiaPense em segmentos com os quais tenha afinidade. A escolha do próprio negócio precisa envolver uma atividade da qual se gosta.
Pesquise a fundo o segmento, converse com outros franqueados e entenda a concorrência. Qualificação é outro ponto importante, principalmente na gestão.
Para se dar bem no mercado de franquias é necessário apostar não só em um produto ou serviço inovador, mas também em um que seja rentável.
Aposte em uma demanda de mercado reprimida.
Lembre-se que você não vai ter lucro de imediato e leve isso em conta no seu planejamento.