Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto no interior da Bahia

O animal foi avistado por um pescador e encalhou na praia de Baixios

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2022 às 17:08

. Crédito: Projeto Baleia Jubarte

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado na praia de Baixios, no município de Esplanada, a 150 km de Salvador. O animal foi avistado por um pescador e já estava boiando, morto, no mar, na quarta-feira (4).

Na manhã desta quinta, profissionais do Projeto Baleia Jubarte realizaram o processo de desencalhe da baleia, que tinha 4,15 metros e cerca de 1 tonelada. Esse foi o segundo encalhe de filhote de jubarte no Litoral Norte da Bahia na temporada, que começa em junho e termina em novembro.

"Nós fomos contactados ontem por nativos de Baixios, mas só pudemos ir nesta manhã, porque a maré já estava enchendo e não teríamos acesso ao animal", explica o médico veterinário e coordenador do projeto em Salvador, Gustavo Rodamilans. A baleia morreu por afogamento, e já foi enterrada pela Prefeitura de Esplanada.

De acordo com o profissional, esses são animais que dependem muito da mãe, e, quando se afastam, podem vir a óbito por acidentes. "Nós fizemos o trabalho de medir o animal, descobrir o sexo e realizar a necrópsia, descobrindo dados importantes para o nosso trabalho", explica.

A Bahia é o estado que tem maior concentração de baleia jubartes, e a população vem crescendo, após passar por um período de quase extinção, devido à caça. Hoje, depois de projetos de conservação, são 20 a 25 mil desses animais na costa do Brasil.

O veterinário Gustavo Rodamilans pede para que, caso você encontre baleias encalhadas na costa da Bahia, entre em contato através do telefone 71 996572056.