Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 4 de novembro de 2022 às 19:36
- Atualizado há 2 anos
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) realiza, entre os dias 6 e 9 deste mês, a 19ª edição do Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco), em parceria com o Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia (Sindsefaz). O evento acontece no complexo hoteleiro de Costa do Sauípe, em Mata de São João, e reunirá cerca de 1000 fiscais de todo o Brasil, sendo mais de 100 da Bahia.
Com o tema “Tributação, Justiça Social e Inovação – Por um país menos desigual”, o evento engloba o 8º Encontro Nacional de Aposentados, Aposentados e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital (Enape). No encontro, os trabalhadores do fisco vão debater temas como a possibilidade de reforma do sistema tributário e os desafios da fiscalização, sonegação fiscal, a defesa da administração tributária e da justiça social e do país. Também serão discutidas e deliberadas as diretrizes para o plano de ação política da entidade, além de eleita também a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Federação.
Presidente da Fenafisco, o auditor fiscal Charles Fernandes destaca que a instituição vem, ao longo dos últimos seis anos, pautando temas importantes para a população, como a necessidade de uma Reforma Tributária Solidária no Brasil, que desonere os mais pobres e cobre imposto de quem pode pagar. "Um grande trabalho que coroará o fim dessa gestão é o documento ‘Barões da Dívida’, que será apresentado no Conafisco, em Sauípe, que trata de sonegação fiscal, um outro importante tema do evento e um problema a ser enfrentado pelo país”, informa.
O evento terá a presença de importantes autoridades da área tributária e econômica, entre os quais o presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), Décio Padilha, que é secretário no estado de Pernambuco. Além dele, estarão presentes os doutores em Economia Guilherme Mello, Eduardo Fagnani, Talita Alves de Messias e Juliano Goularti. Também participarão do Congresso o economista chefe da FIESP, Igor Rocha e o jornalista especializado em Economia, Luiz Nassif.
Para acessar a programação completa, acesse o site do evento.