Empresária causa revolta por fazer 'black face' após ir à festa fantasiada de 'nega maluca'

Carolina Scheffer, empresária do Grupo Scheffer, é branca e loira

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2022 às 14:27

. Crédito: Arquivo pessoal

Carolina Scheffer, empresária do Grupo Scheffer, gerou revolta entre internautas após ter feito "blackface", prática racista de pintar o rosto ou o corpo de preto para se passar por uma pessoa negra, durante uma festa à fantasia no último sábado (20), em Cuiabá, capital de Mato Grosso.

As fotos viralizaram nas redes e mostram a empresária vestida de “Nêga Maluca”, caricatura da mulher negra. Ela aparece com o corpo pintado, uma peruca de cabelos crespos e cacheados, um vestido justo, batom vermelho, brincos de argolas e outros acessórios. Carolina é branca e loira.

Vinicius Brasilino, da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde (Refrano), criticou a empresária, dizendo que não se trata de fantasia, mas de racismo.

"Se quiser fantasiar se fantasie de qualquer coisa, mas não se pinte de preto. Racistas não passarão!", disse, na legenda da foto em que a empresária aparece com duas mulheres fantasiadas.

Ao jornal O GLOBO, a assessoria do Grupo Scheffer informou que se tratava de uma festa particular, que o assunto também não tem relação com a empresa e que, por isso, não vai se manifestar.

O "blackface" é uma prática que começou nos Estados Unidos, com apresentações no teatro. Os atores ridicularizavam as pessoas negras para o entretenimento da plateia de brancos.