Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carmen Vasconcelos
Publicado em 20 de abril de 2020 às 08:30
- Atualizado há 2 anos
Salvador é, entre as capitais brasileiras, a cidade onde a população está mais disposta a ajudar a enfrentar a pandemia da covid-19 com solidariedade. Isso foi o que mostrou uma pesquisa inédita, realizada em todo o País, da última semana de março até a primeira semana de abril.>
Denominada de Sentidos e Simbolismos, a iniciativa da Youpper Insights, agência especializada na área de pesquisas de consumo e mídia, com apoio da ATcom – Comunicação Corporativa, ganhará uma nova checagem entre o final de abril e início de maio. Na primeira edição, a pesquisa que entrevistou 520 pessoas das classes AB, empregadas, com faixa etária entre 18 e 45 anos.>
De acordo com a pesquisa, apesar da quarentena e do distanciamento social, os soteropolitanos estão concentrados em garantir a sobrevivência, numa vivência dúbia entre ser produtivo e mergulhar nas esferas do tédio e da angústia, porém, a maioria declara-se mais produtiva.>
Cenário esperançoso Para o diretor da Youpper, Diego Oliveira, o horizonte na capital baiana é de mudança social, uma grande oportunidade para as marcas, empresas, instituições públicas e governamentais. “Vale uma reflexão para tomada de decisões para uma nova realidade que se abre”, afirma. >
No cenário de incerteza causado pelo novo coronavírus, Salvador revelou um equilíbrio entre sentimentos de medo, confusão, desorientação, transformação e renovação de valores. Mas a informação e o conhecimento ajudam no reequilíbrio emocional.>
Na verdade, 86% dos entrevistados afirmaram conhecer sobre a pandemia e 40% deles aceitam as regras impostas com facilidade. O conhecimento e a informação foram destacados como fundamentais nesse período e 45% dos entrevistados disseram buscar selecionar com cuidados as informações obtidas, usando fontes diversas e de confiança. Desse grupo, 70% disseram não saber como auxiliar mais, além de ficar em casa. O consumo digital aumentou na quarentena, mas o soteropolitano tem se mostrado seletivo e as informações são obtidas de veículos diversos.>
Mais de 60% da população de Salvador acredita que os acontecimentos relacionados à covid-19 provocam mudanças sociais, principalmente em relação ao convívio social, relações de confiança e à relação com trabalho. >
Os soteropolitanos também destacaram como muito positivo o entrosamento do governo do estado e da prefeitura no enfrentamento da pandemia. A diretora da ATcom, parceira da Youpper, Suely Temporal acredita que a importância desse estudo está justamente no recorte comportamental. “Para além dos reflexos políticos e econômicos, a pandemia irá ter impactos significativos no comportamento e nos hábitos das pessoas daqui para frente”, acrescenta. O consumo das mídias digitais é grande, mas o soteropolitano também tem buscado diversificar e equilibrar o consumo de informações (Reprodução) Música para alma Apesar de religiões diversas, nesses dias de distanciamento social, apenas 42% dos entrevistados declararam estar ocupando o tempo com orações. O levantamento mostrou que o que tem alimentado a alma da população da capital é a música, e 68% dos entrevistados estão usando essa distração para aplacar a angústia, que mostra por que Salvador recebeu o título de Cidade da Música. >
Outros 52% preferem fazer atividades online. Empatados com 46% estão os que optam por leitura e assistir TV por assinatura, 44% assistem TV aberta. Empatados com 40% estão aqueles que fazem atividades físicas e que jogam games online.>
Ainda de acordo com a pesquisa, a Internet e as redes sociais são os principais meios de comunicação consumidos. A televisão aberta e o streaming ficam quase empatados, mas o segundo ganha em frequência.>