Datafolha: Lula tem 45% das intenções de voto, e Bolsonaro, 33%

O chefe do Executivo é seguido pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%, e pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem 5%

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 22:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa Datafolha para o Palácio do Planalto publicada nesta quinta-feira, 15, com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda posição com 33%.

O petista manteve o mesmo número do levantamento anterior, divulgado no dia 9 de setembro, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para baixo. A vantagem agora é de 12 pontos porcentuais.

O chefe do Executivo é seguido pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 8%, e pela senadora Simone Tebet (MDB-MS), que tem 5%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) tem 2%. A pesquisa ainda aponta que 4% não irão votar e que 2% não responderam. Os demais candidatos não responderam.

Mais da metade do eleitorado (53%) diz que não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum, Lula, segundo colocado neste recorte, é reprovado por 38% dos entrevistados. Ele é seguido por Ciro e Tebet, com 24% e 14% de desaprovação, respectivamente.

2º turno Na simulação de segundo turno, Lula tem 54% das intenções de voto, enquanto o presidente Bolsonaro aparece com 38%. No levantamento anterior, divulgado no dia 9 de setembro, Lula tinha 53% e Bolsonaro 39%.

Mulheres Lula lidera as intenções de voto no eleitorado feminino, com 46%, contra 29% de Jair Bolsonaro. Ambos mantiveram os números registrados no levantamento anterior, publicado em 9 de setembro Bolsonaro tenta reduzir a rejeição entre as mulheres, que somam 52% do eleitorado brasileiro. Uma das estratégias é ampliar a participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro na campanha, mas o presidente esbarra no histórico de atitudes machistas. Entre os homens, Bolsonaro caiu sete pontos porcentuais e agora lidera por 44% a 37% contra o petista.

Regiões A pesquisa mostrou o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro empatados tecnicamente no Centro-Oeste. Na região, que concentra a produção agrícola do País e responde por 7% da população, Bolsonaro aparece com 40% das intenções de voto contra 38% de Lula. Na comparação com o levantamento anterior, o atual mandatário perdeu 6 pontos porcentuais, enquanto Lula avançou 8 pontos porcentuais.

Os resultados refletem, em parte, os esforços do ex-presidente Lula na aproximação com o agronegócio - base importante do eleitorado de Bolsonaro e setor que se manifesta aliado ao atual presidente. Na última semana, Lula vem adotando tom de pacificação com o setor e reforçando as ações do seu núcleo de interlocutores na região - formado, principalmente, pelo deputado federal e candidato ao Senado, Neri Geller (PP-MT), senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e pelo empresário de sementes de soja, Carlos Augustin.

No Sudeste, região que concentra maior parte do eleitorado brasileiro, o petista continua na liderança por 43% a 34% do adversário. Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou dois pontos para cima, enquanto Bolsonaro perdeu dois pontos porcentuais.

Em Minas, no entanto, o candidato à reeleição reduziu a diferença para o ex-presidente. Lula saiu de 47% para 43%, enquanto Bolsonaro oscilou de 30% para 33%. A diferença, antes de 17 pontos, agora é de 10 pontos porcentuais.

A pesquisa é contratada pela Folha de S.Paulo e pela Globo e foi realizada entre 13 e 15 de setembro. Foram entrevistados 5.926 eleitores presencialmente em 300 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04099/2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.