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Conheça em detalhes a nova Chevrolet S10, fabricada no Brasil

A picape foi completamente desenvolvida aqui, baseada na arquitetura global da GM de picapes body-on-frame

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2012 às 06:43

Antônio Meira Jr., de Indaiatuba*[email protected] Na primeira geração, a Chevrolet adaptou a S10 estrangeira para o Brasil, agora, é nosso país que criou uma picape que será vendida em vários países - a Tailândia foi o primeiro  mercado a comercializar o novo veículo. O grande desafio do time de design da General Motors do Brasil foi desenhar um produto global em diferentes versões a fim de atender a demanda dos diversos mercados, formando assim toda a família S10.

VEJA A S10 EM AÇÃO###YOUTUBE###A picape foi completamente desenvolvida aqui, baseada na arquitetura global da GM de picapes body-on-frame (carroceria e chassi), e será produzida na fábrica de São José dos Campos, em São Paulo, para atender ao mercado brasileiro e de outros países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Outro centro de produção fica em Rayong, na Tailândia (onde a picape é denominada Colorado) para suprir a demanda de países asiáticos e Austrália.“São três picapes diferentes”, explica Carlos Barba, que faz referência ao veículo com cabine simples, dupla e estendida, que não será comercializada no mercado nacional.“Fazer com que o desenho da cabine funcione de maneira equilibrada e natural em três diferentes versões não é uma tarefa nada fácil para os designers. Felizmente, conseguimos desenvolver um desenho de muita personalidade que se encaixa perfeitamente em qualquer dessas versões. Sua escultura é de uma beleza única que se traduz em força, robustez com toque de elegância”.Conjunto mecânicoPara equipar a nova S10, a GM desenvolveu um novo motor 2.8 turbodiesel, que tem bloco de ferro fundido, mais durável, e cárter e cabeçote feitos em alumínio. Essas e outras melhorias, como a introdução de um turbo de geometria continuamente variável desenvolvido pela Garrett, resultaram em 180 cv de potência a 3.800 rpm e 47,9 kgfm de torque disponíveis já a 2 mil giros.

A nova Chevrolet S10 foi desenvolvida no Brasil e aqui é produzida em São José dos Campos, interior do estado de São PauloA potência desse motor é a mesma que terá a VW Amarok automática (que será lançada em março) e menor que a Nissan Frontier, que tem agora 190 cv. No entanto, o torque é o maior. Nesse quesito, a Ford Ranger (que muda em maio) tem 38,7; a Mitsubishi L200 Triton, 38,1; Nissan Frontier LE, 45,8; Toyota Hilux, 35; e VW Amarok automática terá 43,8; sempre utilizando como medida  kgfm (quilograma força por metro).O motor bicombustível também ganhou novidades, como um novo cárter, de alumínio estrutural, que reduz seu peso. As modificações mais importantes, no entanto, vieram na admissão e gerenciamento do motor, já que o 2.4 FlexPower recebeu um novos corpo de borboleta e sistema de admissão, com filtro, ressonador de ar e um inédito sensor de massa de ar. Com isso, dos anteriores 21,9 kgfm de torque, o novo 2.4 FlexPower passa a oferecer 24,1 kgfm de força - com 90% desse valor atingido já a 2.800 rpm. A potência continua a mesma: 147 cv quando abastecido com etanol e 141 cv com gasolina, ambas em 5.200 rpm. Câmbio e traçãoA nova picape da Chevrolet apresenta novidades também na transmissão. São novas caixas de câmbio manuais de cinco marchas, FSO2505 e a FSO2105 (para motores diesel e bicombustível), desenvolvidas para a nova S10 e uma inédita e exclusiva transmissão automática de seis marchas.A tração 4x4 da Chevrolet S10 também é nova. Conta com acionamento eletrônico, por meio de um seletor no console central - antes ficava no painel de instrumentos e era acionada por botões. O sistema é mais intuitivo e prático, privilegiando a ergonomia, e permite o acionamento com o veículo em movimento. Atualmente, apenas a Mitsubishi e a Toyota usam alavancas para acionamento da tração.

A caçamba da picape com cabine simples tem a maior capacidade de carga da categoria, de 1.303 kgVoda a bordoPor dentro, as coisas melhoraram muito. A versão LS, com qualquer motorização, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS, computador de bordo e banco do passageiro maior, para acomodar dois ocupantes. Nas versões cabine dupla e simples, com ambas as motorizações, a versão LT é a intermediária da linha e, além dos itens da versão LS, traz itens como: alarme antifurto, dois air-bags frontais (cabine dupla), cobertura do piso em carpete, chave canivete, coluna de direção regulável, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, gancho de reboque dianteiro, retrovisores com luzes indicadoras de direção, tampa traseira com chave (cabine dupla), travas elétricas, rodas de liga leve aro 16, CD player/MP3 com Bluetooth, entrada mini-usb e entrada auxiliar, piloto automático com controles no volante e vidros elétricos nas quatro portas, mas com um toque apenas para o do motorista.A LTZ, que existe apenas na versão cabine dupla, com todas as opções de motor, tração e câmbio, oferece os mesmos itens que a LT. E conta ainda com ar-condicionado digital, bancos do motorista com ajustes elétricos, controles de tração e de estabilidade (versão LTZ diesel), controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante, luz de neblina traseira, lanternas traseiras em LED, regulagem elétrica dos faróis, bancos revestidos em couro, alavanca de câmbio, maçanetas externas com acabamento cromado, rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17 e para-choque traseiro com molduras cromadas, estribos laterais e rack de teto. Faz falta o sensor de obstáculos traseiro, que não é oferecido em nenhuma versão. De acordo com a GM, será oferecido nas concessionárias, como acessório, assim como o GPS.ImpressõesA ergonomia é completamente diferente da picape antiga. Agora o motorista e os ocupantes, inclusive do banco traseiro, têm posições muito melhores. Em relação ao acabamento, só chama a atenção negativamente a tampa do porta-objetos do console central, coberta com um material muito áspero. Os motores desenvolvem muito bem, os câmbios agradam e a suspensão é equilibrada. Mas, infelizmente, não foi possível avaliar a picape carregada ou com lastro. Esse comportamento será testado assim que a General Motors disponibilizar uma unidade para avaliação.

Com uma altura de 22,5 centímetros em relação ao solo, a nova Chevrolet S10 consegue um ângulo de passagemde 25,7°MercadoNos 16 anos em que passou de utilizador para desenvolvedor, o Brasil consumiu 450 mil unidades da S10, um produto de sucesso no segmento das picapes médias - em todos esses anos, o veículo foi o mais vendido em seu segmento, só em 2011 foram 42.818 unidades emplacadas. Nesse período, em diversos momentos, a picape da Chevrolet teve diversos rivais, e atualmente o que mais incomoda é a Toyota Hilux, que acaba de ganhar motores bicombustíveis - a única além da S10 a ter essa tecnologia em motores de quatro cilindros. A Mitsubishi utiliza o flex na L200 Triton V6.VersõesA nova S10 tem 12 configurações, que se dividem entre motores diesel e flex, cabine duplas e simples, tração 4x2 e 4x4 e ainda três níveis de acabamento e equipamentos: LS, LT e LTZ. Os preços são os seguintes:

*O jornalista viajou a convite da GM