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Gil Santos
Publicado em 29 de março de 2018 às 15:20
- Atualizado há 2 anos
As obras para a construção do BRT de Salvador tiveram início na manhã desta quinta-feira (29), após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito ACM Neto, e devem ser concluídas em 28 meses. Quando estiver pronto, o novo modal vai ligar a Estação da Lapa à região da Rodoviária/Iguatemi em 16 minutos. Hoje, alguns passageiros levam 1h45 para percorrer o mesmo trecho.>
O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, uma via exclusiva para os coletivos, com design próprio e voltado para as necessidades desse tipo de modal. O sistema vai ligar a região da Rodoviária com o canteiro central da Avenida ACM, seguir pela Av. Juracy Magalhães, acessar a Av. Vasco da Gama e chegar à Lapa. Nesta quinta, teve início a primeira das duas etapas da obra. O prefeito ACM Neto destacou a importância da ação.>
“Essa é uma obra que vai mudar completamente a mobilidade urbana do coração principal do tráfego em nossa cidade. A obra vai permitir que as pessoas saiam da Estação da Lapa e cheguem até a região do Iguatemi, em ônibus de qualidade, em poucos minutos, sem semáforos e em via expressa. Temos certeza que é uma obra que vai beneficiar toda a cidade, e nada melhor do que fazer isso quando Salvador comemora 469 anos”, disse. Trabalhadores iniciaram nesta quinta as obras do BRT (Foto: Marina Silva/CORREIO) Obras As obras serão executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S.A., e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. O investimento na primeira fase será de R$ 212,7 milhões, oriundos de um financiamento na Caixa Econômica Federal.>
Serão criados 700 novos empregos diretos, e o primeiro trecho terá 2,9 km e vai das imediações do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade. No local também serão feitas obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, além da implantação de ciclovia. As obras fazem parte do eixo Investe do programa Salvador 360.>
Durante a assinatura da ordem de serviço, ACM Neto e o vice-prefeito, Bruno Reis, apagaram as velas de um bolo em homenagem aos 469 anos da cidade.>
Expectativa Para o taxista Everton Rosário, 25 anos, é preciso fazer alterações no trânsito naquela região. “Nos horários de pico é terrível trafegar por aqui. A prefeitura precisa construir vias, mas também é importante retirar algumas sinaleiras e construir viadutos, além de alargar as pistas”, opinou.>
Segundo a prefeitura, com o BRT funcionando, quem passa de carro pelo trecho poderá ir da Avenida Garibaldi e chegar à Paralela sem passar por sinaleiras, uma vez que serão construídos viadutos e elevados ao longo do percurso. Assinatura da ordem de serviço aconteceu no canteiro de obras (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Mudanças Os ônibus que serão usados no BRT são diferentes dos que circulam atualmente em Salvador. Para começar, os veículos são climatizados e articulados, com capacidade para 170 passageiros, cada um. Eles têm portas mais largas, até 23 metros de comprimentos, e operam em velocidade comercial, de 25 km/h a 40 km/h.>
O sistema terá capacidade para transportar 31 mil pessoas a cada hora. Quanto ao valor da tarifa, a prefeitura informou que isso ainda será discutido, mas que a probabilidade é de que custe o preço do transporte comum. O BRT será integrado ao metrô e aos ônibus convencionais.>
Serão construídos três viadutos e dois elevados nessa primeira fase do projeto. Um dos viadutos será erguido no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas (em frente à catedral da Igreja Universal).>
Já os elevados serão construídos para a implantação das estações Cidadela e Cidade Jardim, nas regiões da Cidadela e do Hiper Posto.>
O titular da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Fábio Mota, contou que essa será a fase mais complexa da obra, mas que também provocará mais mudanças no trânsito de Salvador.>
“Esse é o maior problema de mobilidade da cidade, entre a Lapa e o Iguatemi. Essa obra está calcada em um tripé, não é só uma obra de mobilidade. É uma obra também de saneamento, porque vai resolver o alagamento crônico que tem nessa área da cidade, e uma obra de transporte público de qualidade”, afirmou.>
A Transalvador informou que durante a obra fará algumas intervenções no trânsito, na região da Av. ACM. Todas as ações serão divulgadas com antecedência. No momento, não há nenhuma ação prevista para os próximos dois meses. A obra será divida em duas etapas (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Segunda etapa O segundo trecho do BRT terá 5,5 km de extensão, vai ligar o Parque da Cidade à Estação da Lapa, e será licitado em junho. Serão investidos R$ 412 milhões, R$ 300 do Orçamento Geral da União (OGU) e outros R$ 112 milhões do Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC).>
A expectativa da prefeitura é iniciar as obras no segundo semestre deste ano e concluí-lo junto com a primeira fase.“Como o segundo trecho é mais fácil de fazer, porque tem poucas intervenções, acreditamos que vamos concluir o projeto todo em 28 meses”, afirmou Fábio Mota.No total, entre a Lapa e o Iguatemi, serão 10 estações de transbordo: Lapa, Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas, Cidade Jardim, Parque da Cidade, Itaigara, Pituba, Cidadela, Hiper e Iguatemi.>
As obras serão fiscalizadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), subordinada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). O titular da pasta, secretário Almir Melo, disse que uma terceira etapa do projeto já está em estudo.>
“Esse é o tipo de obra que não vai só melhorar o transporte público, mas também o transporte individual, por conta da construção dos viadutos e de todo um conjunto de ações que vai melhorar a fluidez do trânsito. Está em estudo também um trecho do BRT para a Orla. Isso já está sendo pensado”, afirmou.>
Essa terceira etapa vai do Parque da Cidade ao bairro da Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Terá 1,8 km, duas estações, Parque da Cidade e Itaigara, e o Terminal da Pituba. Teve bolo para celebrar o aniversário de Salvador (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Escolas Durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do BRT, o prefeito ACM Neto, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, e o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, assinam termos de compromisso para destinação de R$ 41,8 milhões para a Educação do município.>
Os recursos serão aplicados na reconstrução de sete unidades de ensino e na aquisição de mobiliário escolar. O prefeito informou que o convênio faz parte das ações em homenagem aos 469 anos da cidade.>
“Outro presente para Salvador. Vamos assinar um convênio para construção de sete novas creches e pré-escola em Salvador para nos ajudar a continuar suprindo esse déficit de educação infantil em nossa cidade. R$ 5 milhões são para aquisição de mobiliário escolar, o que vai permitir a gente renovar o mobiliário de muitas escolas da nossa cidade”, disse.>
Do total investido, R$ 36,8 milhões serão destinados à reconstrução das Escolas Municipais Roberto Correia, Engenho Velho da Federação, Pau Miúdo e Francisco Mangabeira e dos Centros Municipais de Educação Infantil Nova Sussuarana, Maria Rosa Freire e Plataforma. Desse recurso, R$ 24,9 milhões serão oriundos do FNDE e R$ 11,9 milhões serão de contrapartida da prefeitura.>
Além de novas estruturas físicas, serão criadas 1.280 novas vagas escolares, sendo 650 para a Educação Infantil e 630 para o Ensino Fundamental. Para a renovação do mobiliário escolar, o termo de compromisso prevê R$ 5 milhões, que serão aplicados em toda a Rede Municipal.>