Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Blitze com 100 mil testes para detectar coronavírus serão iniciadas na segunda (13)

Ação ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às, sempre em diferentes pontos da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2020 às 16:26

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

As blitze montadas para aplicação de testes rápidos para detecção do novo coronavírus serão retomadas em Salvador nesta segunda-feira (13), em diversos bairros da capital.

Na retomada da ação, 100 mil novos testes serão aplicados em motoristas que estiverem passando pelos locais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as blitze devem ocorrer de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às, sempre em diferentes pontos da cidade.

Durante a ação, técnicos da SMS medirão a temperatura das pessoas dentro dos carros. Quem apresentar quadro febril -  acima de 37,8 ºC - e sintomas compatíveis com a doença por mais de sete dias, será convidado a fazer a testagem.

O exame possui 80% de confiabilidade e o resultado é encaminhado ao próprio paciente, por mensagem de texto, pelo celular. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a Secretaria de Saúde entra em contato para dar mais orientações.

Os primeiros testes já começaram a ser aplicados nesta semana, em blitze na Pituba e na 1ª Rótula de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. No primeiro dia, 124 pessoas foram abordadas e uma mulher de 31 anos, residente do Horto Florestal, testou positivo para covid-19.

De acordo com a análise laboratorial, ela já se enquadra no perfil sorológico de cura da doença e apresentou apenas sintomas gripais. Ou seja, ela está curada e não tem mais a capacidade de transmitir a doença para outras pessoas. O balanço da blitz feira em Paripe não foi divulgado.