Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Beleza e cotidiano de Salvador estão em duas exposições fotográficas

Numa das mostras, Marisa Vianna usa bordado para ressaltar detalhes de fotografias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2022 às 10:30

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .
. por Ana Kruschewsky

Com mais de 470 anos de história, Salvador rende belíssimas imagens. Sua arquitetura, os costumes do povo e, especialmente sua luz natural, a capital baiana é um presente para qualquer fotógrafo. E nesta sexta-feira (19) conheceremos dois trabalhos que prova isso: serão inauguradas duas exposições que reúnem fotos da cidade, além de um livro relacionado a uma das mostras.

Na Galeria da Cidade, no Teatro Gregório de Mattos, acontecerá a exposição Salvador na Linha, com 27 imagens da fotógrafa Marisa Vianna. As fotos, no entanto, são impressas em tecido e, em seguida, recebem intervenções em bordado, que muitas vezes é usado para contornar objetos como janelas e portas ou, ainda, para inserir flores nas fotos.  Foto de Marisa Vianna, da exposição Salvador na Linha Marisa conta que a iniciativa de unir o bordado à fotografia surgiu na pandemia, quando a saudade a levou a se debruçar sobre a cidade a partir das suas fotografias e a realçar os seus detalhes por meio do bordado. “Uma dor chamada saudade tomou conta de mim, saudade do ver, do tocar, do sentir, e então precisávamos juntas encontrar um caminho”.

Como se o bordado fosse uma lupa, o efeito da técnica desenvolvida por Marisa é o de ressaltar elementos presentes nas fotografias e fazer as pessoas verem o que possivelmente não veriam no dia a dia ou não enxergariam ao apreciar um registro fotográfico tradicional. “O meu foco é destacar um e outro aspecto, como uma ladeira iluminada, as cordas dos saveiros, os matizes dos telhados, as sinuosidades dos becos e ruelas, a infinidade de flores e cores, e assim fazer com que cada pessoa possa se conectar apenas com a imagem e seguir na sua viagem afetiva”, comenta a fotógrafa. Foto de Sara Nacif, em Cotidianos Para Guardar - Bahia A outra exposição, Cotidianos Para Guardar - Bahia, é realizada pelo Salvador Foto Clube, que está completando 18 anos. A mostra no Palacete das Artes tem trabalhos de 51 fotógrafos e será aberta a visitantes a partir de sábado. Na sexta-feira (19), o lançamento é para convidados. Também será lançado o livro homônimo, que deu origem à exposição. A versão digital estará disponível no site www.salvadorfotoclube.com.br, a partir da sexta-feira.

“A nossa intenção é olhar para a Bahia de maneira a vencer a imagem meramente turística, enfadonha e obediente ao programa inscrito no aparelho fotográfico e na cabeça das pessoas”, comenta Fábio Gatti, artista visual, professor e curador do projeto. Adrielly Martins, Gabriel Pinheiro, Gabriela Matoso, Luciana Brito e Luiz Augusto Magina estão entre os fotógrafos que participam da mostra e do livro.

Salvador na Linha Local: Galeria da Cidade - Teatro Gregório de Mattos Abertura: 19 de agosto (sexta), 18h. Visitação: 20 de agosto a 04 de novembro de 2022 Quando: Quarta a domingo (13h às 18h) Entrada gratuita

Cotidianos Para Guardar - Bahia Vernissage para convidados: 19 de agosto (sexta), às 19h Visitação: 20 de agosto a 25 de setembro de 2022 Local: Palacete das Artes – Sala Mansarda Endereço: R. da Graça, 284 - Graça, Salvador - BA Entrada gratuita