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Bairros com velocidade reduzida têm queda em número de feridos em acidentes

Barra e Rio Vermelho, com piso compartilhado, e Pituba, com Trânsito Calmo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2021 às 14:35

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Max Haack/Secom PMS

As regiões de Salvador com vias de velocidade reduzida registraram uma queda no número de acidentes, segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A redução do número de mortes em acidentes de trânsitos de Salvador foi de 54%, diz o superintendente Marcus Passos, destacando que a cidade atingiu a meta da ONU de reduzir esse índice em 50% na década 2011-2020. Os destaques são os bairros da Barra e Rio Vermelho, onde há piso compartilhado, e na Pituba, que tem o projeto de Trânsito Calmo. 

No Rio Vermelho, o trecho que vai da curva da Rua da Paciência até o Largo da Mariquita teve mudança na velocidade de 60km/h para 40km/h desde o final de janeiro de 2016. O número de casos em 2015 era de 106 lesionados com 17 feridos – em 2020, esse número foi de uma pessoa lesionada e três feridas.

Já na Avenida Oceânica, onde a velocidade oscila entre 20km/h e 30km/h, o piso compartilhado foi instalado em setembro de 2014. Em 2013, o balanço trouxe 54 pessoas lesionadas e dez feridas. No ano passado, foi apenas uma lesão e seis feridos, diz a Transalvador.

No bairro da Pituba, a redução de velocidade começou em outubro de 2019, na Avenida Octávio Mangabeira, no trecho do cruzamento com a Rua Goiás até o cruzamento com a Rua Rio de Janeiro. Em cinco anos houve uma redução de 127 para quatro lesionados e de 22 para dez feridos.

Desafios de grandes cidades Gestores que trabalham com trânsito em cidades grandes sempre terão desafios, diz Passos. “As metrópoles cada vez mais se transformam, a quantidade de veículos aumenta, e existe uma necessidade maior de devolver a cidade aos pedestres", afirma. 

Adequar a velocidade é a melhor forma de trazer segurança, acredita Passos. “A Prefeitura está adaptando os espaços públicos, ampliando calçadas, reduzindo velocidades para cada vez mais dar mais conforto a quem transita e mais segurança aos vulneráveis”.

Maio Amarelo Agora, Salvador está implantando também o conceito Zona 30 em alguns pontos da cidade. Criado na Alemanha e já adotado por diversos países e também capitais brasileiras, a iniciativa visa delimitar áreas urbanas mais seguras para pedestres e ciclistas, com a limitação da velocidade dos carros nas vias a 30km/h

O Zona 30 integra as ações da Semana Global de Segurança Viária, promovida pela ONU desde a segunda-feira (17) até domingo (23), com o objetivo de reduzir acidentes e lesões no trânsito. Em Salvador a velocidade reduzida já está implantada na Pituba, Barra e Rio Vermelho, e novos locais terão a Zona 30: o trecho de Patamares até o Greenville, e na região do Bonfim – entre o Alto do Bonfim, na Colina Sagrada, e a Baixa do Bonfim. Entre as medidas, são colocadas placas de sinalização e modificação do fluxo de algumas entradas e saídas de ruas.