Baiana de 18 anos com câncer terminal morre um mês após casamento

Cidade do Sul do estado se mobilizou para realizar um dos últimos pedidos da jovem

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 19:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Jornal SulBahiaNews

Há um mês, a jovem Milena Lima, 18 anos, realizou seu maior sonho: casar e comemorar com um festão. Moradora de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, ela tinha urgência de subir no altar porque vivia a fase terminal de um tumor ósseo maligno que descobriu há três anos. Depois do matrimônio, o segundo maior sonho da menina era o da cura da doença. Porém, a luta foi interrompida nesta terça-feira (18), quando Milena se sentiu mal na casa da sogra, foi socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

A informação foi confirmada ao CORREIO pela assistência social do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde a jovem recebia tratamento regular. Milena morreu às 14h. A jovem era uma "paciente de suporte", ou seja, que realizava o tratamento no hospital mas retornadava todos os dias para casa - desde o casamento, ela tinha se mudado para a casa da sogra, onde vivia com o marido.

Milena descobriu que tinha a doença após sentir dores no joelho, local em que o câncer estava instalado inicialmente. Pouco tempo depois, o tumor se espalhou para o baço e para a coluna, o que agravou ainda mais a situação.

Milena vai ser enterrada no Cemitério Municipal de Teixeira de Freitas na manhã dessa quarta-feira (19).  Milena vai ser enterrada nesta quarta-feira (19)  (Foto: Jornal SulBahiaNews) Grande sonho O avanço rápido da doença e a descoberta de que possuia pouco tempo de vida, também acelerou o desejo antigo de se casar e ter uma grande festa para celebrar a união. A primeira parte do sonho foi realizada nod ai 15 de agosto, no Fórum de Teixeira de Freitas, com a união civil. Milena e Leonardo Moreira, 23, conseguiram conjugar o matrimônio após proclamar urgência no cartório da cidade.

Graças ao suporte de diversas pessoas - incluindo empresários e outros moradores da cidade - que conheceram sua história no último final de semana, o desejo da jovem se tornou completo no dia 19 de agosto, quando a menina comemou com um megaevento na maior casa de festas do município."Vou ter a festa dos meus sonhos, e até melhor do que eu sonhei", comentou a jovem, à época, em entrevista ao CORREIO.Às pressas A realização do sonho de Milena, que já se locomovia com o auxílio de uma cadeira de rodas e perdeu os movimentos da cintura para baixo, começou a ser desenhada após um membro da igreja que a jovem e a família frequentam ter "ouvido um chamado de Deus".

"A gente veio trazer a Santa Ceia na casa dela. Quando eu desci as escadas, o Espírito Santo me disse: 'faz o casamento de Milena às pressas'", contou Rosane Oliveira, 39, intermediária da mensagem divina.

Em duas semanas, a decoração da igreja, o bolo e até as alianças dos noivos já estavam garantidas por Roseane. Os papéis para o casamento no civil também foram logo adiantados por ela.

Na terceira semana, a roupa dos dois, o cabelo e a maquiagem da noiva também foram oferecidos por pessoas que conheciam a menina. “Foi então que eu perguntei a ela se ela queria uma festa com tudo aquilo que Deus tinha para ela, e ela me disse que sim”, relembra Rosane.

Repercussão A conclusão do sonho foi viabilizada depois que o jornalista Lauro Runn, do jornal SulBahiaNews, divulgou a história da moça através de um vídeo que viralizou na internet.

“Eu estava trabalhando na rua com uma matéria e tive uma dor no joelho. Fui para a loja de uma amiga minha e, quando entrei, tinha uma moça contando a história de Milena. Eu logo liguei para minha redação e pedi para divulgar a história. Foi um sucesso! Em 24 horas, teve mais de 100 mil curtidas. O Brasil todo começou a me ligar para conhecer Milena”, relatou à reportagem.

Após a gravação de um video, diversas pessoas entraram em contato com Lauro para saber como ajudar a menina. Os apoios, então, se tornaram realidade e a festa, avaliada em R$ 50 mil, conta até com comissão de casamento.

“A proporção foi tão grande que eu me vi com essa estrutura inteira na mão para fazer uma festona. Tem cerimonialista e uma pessoa para cuidar da cozinha”, comentou.

Feliz e apreensiva O festão de casamento de Milena e Leonardo foi “com tudo que tem direito e muito mais”, como a própria noiva definiu, comemorando. Vestido branco, DJ, espaço, luzes, decorações, buffet. 

“Antes ia ser tudo simples, com a festa na igreja e com um bolinho só para a família, com refrigerante e salgadinho na minha casa. Nós ficamos sem palavras para agradecer”, declarou Milena, que vivia numa casa humilde na periferia de Teixeira de Freitas. 

A festa inteira foi realizada com as doações. O CORREIO tentou contato com o jornalista que ajudou Milena, mas não obteve retorno.