Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 30 de julho de 2021 às 15:16
- Atualizado há 2 anos
A Bahia vai receber mais 270.270 mil doses da vacina Pfizer, produzidas pela Pfizer/BioNTech, neste sábado (31). O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, e todo o material será usado para a aplicação da primeira dose.
A previsão é para que o voo trazendo a carga pouse no aeroporto de Salvador às 9h35. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) informou que as vacinas serão encaminhadas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores, para cumprir a decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Assim que as doses chegarem a Salvador, serão conferidas e separadas pela equipe de logística da Sesab e enviadas para as cidades baianas, neste fim de semana.
Com as novas doses, deve acontecer a retomada em cidades que estão com a aplicação da primeira dose parada, como a capital. Pela falta de imunizantes, a capital baiana teve que interromper, pela oitava vez desde o início da imunização, a aplicação da primeira dose da vacina. Atualmente, Salvador está imunizando pessoas com 33 anos ou mais, mas, nesta sexta-feira (30), somente a segunda dose está sendo aplicada.
A vacinação tinha sido retomada, nesta semana, para pessoas acima de 34 anos, mas precisou ser novamente interrompida nesta sexta. É a segunda vez que isso acontece em julho. A capital baiana estava com estoque zerado para primeira dose desde o último sábado (24), até receber o novo lote do Ministério da Saúde (MS) na quarta.
“Chegaram doses, na quarta-feira, e, ontem, nós já aplicamos todas. Hoje estamos novamente na estratégia de manter as segundas doses, antecipando até o dia oito de agosto, para não ficar com a estrutura parada”, disse hoje Bruno Reis.