Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Anvisa diz que jogadores argentinos mentiram para entrar no Brasil

Quatro atletas são investigados por possível desrespeito a regras sanitárias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2021 às 19:22

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: AFA/Divulgação

Quatro jogadores da seleção argentina são investigados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por terem entrado, supostamente, de maneira irregular às regras sanitárias do país. O grupo teria mentido ao chegar no país, omitindo uma passagem pelo Reino Unido recentemente.

O goleiro Emiliano "Dibu" Martinez e o meia Emiliano Buendia, ambos do Aston Villa, e o meia Giovani Lo Celso e o defensor Cristian Romero, do Tottenham, chegaram a São Paulo na última sexta-feira (3), assim como o restante da delegação, um dia depois de vencerem a Venezuela, em Caracas.

A questão é que, por terem passado pela Inglaterra em tempo inferior a 14 dias, teriam que cumprir quarentena de quatorze dias ao ingressar no Brasil, de acordo com portaria da Casa Civil. Martinez e Buendía jogaram contra o Brentford no dia 28 de agosto, enquanto Lo Celso e Romero ficaram no banco contra Watford no dia seguinte."Os jogadores em questão, que chegaram ao Brasil em voo de Caracas (Venezuela) com destino a Guarulhos, declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias. Ontem (03/09), porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações inverídicas prestadas por tais viajantes", informou a Anvisa, em nota."Diante disso, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS/MS), que coordena a rede CIEVS, responsável pela investigação epidemiológica junto do estado de São Paulo e município de Guarulhos. Cabe ressaltar que informações falsas prestadas às autoridades brasileiras podem constituir infrações sanitárias e infringência às leis penais", completou.

No comunicado, a Anvisa cita a portaria nº 655, de 23 de junho de 2021, estabelece regras para a entrada de estrangeiros no Brasil durante a pandemia de covid-19. 

"As regras para entrada de viajantes estão previstas na Portaria Interministerial 655, de 2021. De acordo com a portaria, viajantes que tenham passagem nos últimos 14 dias pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, com algumas exceções (ex. brasileiros), estão impedidos de ingressarem em território nacional. Logo, devem fazer quarentena prévia em outro país antes de ingressar no Brasil", afirmou.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, também em nota, ter sido notificada pela Anvisa da entrada dos quatro jogadores. "Após notificação do órgão federal, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou investigação epidemiológica e sanitária e irá reportar todas as informações para que a Anvisa delibere sobre a necessidade de quarentena dos atletas".