Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 16:53
- Atualizado há 2 anos
O Aeroporto de Salvador desenvolveu um plano especial contra o coronavírus e orientou nesta semana funcionários de companhias aéreas, órgãos públicos, operadores de rampa, equipes do posto de atendimento pré-hospitalar, dos terminais de carga e abastecedores sobre como devem se portar de uma maneira preventiva. O plano de contingência foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O documento fala da responsabilidade de todos os que estariam envolvidos no atendimento a um eventual suspeito de infecção, descrevendo procedimento para isolamento, retirada e encaminhamento ao hospital de referência determinado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O plano padroniza procedimentos e agiliza as ações de contenção do possível paciente, protegendo os outros usuários.
“Quanto mais pessoas estiverem preparadas para identificar passageiros com sintomas da enfermidade e adotar as medidas adequadas após isso, lidaremos com a questão de maneira mais rápida e eficiente”, explica Jader Depa, coordenador de Resposta à Emergência Aeroportuária do Salvador Bahia Airport, que administra o aeroporto.
Até o momento, não foram identificados passageiros chegando ou saindo de Salvador com sintomas do novo coronavírus.
Prevenção Para evitar a propagação do vírus, o aeroporto incluiu medidas como transmissão dos alertas sonoros da Anvisa - a cada dez minutos na área de desembarque -, disponibilização de álcool em gel na saída dos banheiros, praça de alimentação e outros pontos de grande circulação, com veiculação de avisos informativos sobre a profilaxia adequada.