Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Kalven Figueiredo
Publicado em 23 de abril de 2018 às 06:00
- Atualizado há 2 anos
Fredy Machado sempre foi muito ligado ao trabalho. Aos 14 anos, ele já trabalhava na empresa de engenharia de sua família. Lá, se tornou diretor-executivo da 8ª maior empresa de construção e montagem do Brasil, com faturamento próximo a R$ 1 bilhão. Em 2013, ingressou em um programa de capacitação para gerentes, presidentes e donos de empresa, na Escola de Negócios de Harvard (EUA). Logo no primeiro ano do curso, Fredy teve um princípio de infarto. O médico que o atendeu era indiano e logo deu o diagnóstico: “Você é uma pessoa infeliz”.
Ele conta que a verdade doeu, mas foi necessária para fazê-lo mudar. Cinco anos depois, o executivo tem como objetivo de vida fazer as pessoas notarem os danos que uma vida sem objetivos pode trazer. Em seu primeiro livro - É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional -, Fredy promete provar que a “felicidade é uma ciência exata” e que para alcançá-la basta seguir alguns passos.
Qual a inspiração para o livro?
Após o incidente, eu voltei a Harvard para terminar o curso. Então, eu soube que um de meus professores estava trabalhando com uma pesquisa na área de balanceamento entre a vida profissional e pessoal. Me interessei. Como aqui no Brasil este tema ainda não era discutido de forma mais concisa, fiquei com isso na cabeça.
Como surgiu a ideia de escrever um livro?
Eu tomei a iniciativa de começar o livro há dois anos. Fiz uma pesquisa bem apurada, o que levou um tempo. Foi então que alertar as pessoas sobre o perigo de viver uma vida completamente desbalanceada e sem um propósito bem definido, como eu vivia, se tornou meu maior propósito de vida.
O que o leitor encontrará na obra? Eles vão encontrar muitos dados, como, por exemplo: é comprovado que quem trabalha feliz é capaz de produzir três vezes mais do que quem trabalha infeliz. O estudo que eu me baseei também comprova que felicidade está diretamente ligada à produtividade. Sem falar que quem adquirir o livro estará ganhando um bom momento para fazer uma reflexão e perceber se, de fato, se está trilhando um caminho correto.
Qual a maior dificuldade para conciliar vida pessoal e profissional? O mais difícil de tudo é encontrar seu propósito. O que acontece com a maioria das pessoas é que elas correm a vida toda atrás de coisas que fazem sentido por um momento, mas não para a vida inteira.
Que dica você dá para que o leitor encontre esse equilíbrio? Ache o seu propósito de vida. Quando você o encontrar, tudo fará mais sentido e lógica. O complicado é que a maioria das pessoas só toma essa iniciativa quando acontece algo similar ao que aconteceu comigo - uma experiência de quase morte -, ou uma doença terminal.
Serviço O quê É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional, livro de Fredy Machado
Quando Lançamento em Salvador será no dia 24/4, 19 horas
Onde Livraria Saraiva do Salvador Shopping