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Consumo: hábitos criados na crise não vão mudar

Por Flávio Oliveira

  • Foto do(a) author(a) Flavio Oliveira
  • Flavio Oliveira

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 05:00

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: .

A volta do crescimento econômico não vai alterar alguns dos hábitos de consumo que o brasileiro adquiriu durante os anos de recessão. Um deles é o de comprar em quantidade para reduzir o preço unitário do produto. Na crise, o segmento de atacarejo (cash&care) foi um dos poucos a crescer no setor do varejo. ``As pessoas não vão abandonar este modelo, afinal todos precisam economizar e quem experimentou alguma economia não vai voltar para o modelo antigo´´, afirma Roberto M, CEO da rede Atacadão em entrevista exclusiva a Negócios. Segundo ele, a empresa que dirige vai seguir crescendo neste ano e para isto a Bahia vai continuar sendo estado estratégico para o grupo. O estado que vai receber duas novas operações da empresa em 2018. A primeira foi inaugurada na última quinta (23/2), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul. Construída em aproximadamente 100 dias, o empreendimento ocupa uma área construída de 5,6 mil m² e emprega cerca de 700 pessoas (direta e indiretamente). O portfólio inclui 10 mil itens a venda, sendo que o supermercado faz 60% das suas compras com fornecedores baianos, especialmente hortifrúti. Roberto M. não quis adiantar o local da nova loja – que será a 14ª do Atacadão na Bahia; a rede conta ainda com dois atacados que também funcionam como centros de distribuição em Feira de Santana e Vitória da Conquista -, mas garantiu que ela seguirá os mesmos parâmetros da unidade de Teixeira de Freitas, ``que é uma loja padrão do grupo´´.

Expansão O Atacadão tem 56 anos de história. Em 2007 foi adquirida pela francesa Carrefour, e desde então seus balanços anuais crescem continuamente. Para Roberto M. a tendência será mantida este ano. Seu otimismo se origina neste histórico, na estratégia montada pela empresa, e na recuperação da economia. Ele prevê que o Brasil terá um bom desempenho econômico neste ano. ``Com a retomada da economia e a recuperação do mercado de trabalho a tendência é que a alimentação fora do lar aumente. O comerciante, que faz a primeira transformação do alimento, é nosso público alvo´´, fala. Ele admite, porém, que as receitas dos supermercados em geral deve ser impactada por uma baixa inflação dos alimentos (em 2017 houve deflação), mas que este movimento a médio e longo prazo é bom porque mantém o poder de compra das pessoas, que vão comprar mais. ``Estou otimista com 2018, mesmo sendo um ano eleitoral. Ninguém deixa de comer porque tem de eleger um presidente´´, afirma.

    De Nova York para Juazeiro

A ABB, uma das empresas líderes em tecnologias pioneiras de produtos para eletrificação, robótica, automação industrial e redes de energia, vai trazer para Juazeiro a mesma tecnologia de subestação digital que usou recentemente uma usina fotovoltaica em Nova York. O projeto solar de Juazeiro – ainda em construção - é operado pela Atlas Renewable Energy, braço de energia renovável da empresa de investimentos britânica Actis. Uma subestação funciona como o coração de uma rede de energia, transmitindo e distribuindo energia para locais distantes, uma vez que segurança, confiabilidade e eficiência são essenciais. As subestações digitais exigem menos espaço e aumentam a segurança, pois a supervisão do sistema, com equipamento digital, reduz a necessidade de intervenção manual e elimina a possibilidade dos perigosos choques elétricos na sala de controle da subestação.

 Superando expectativas

A primeira loja da pernambucana Oculum em Salvador fechou o primeiro mês de operação com um faturamento 30% maior que o esperado. A informação é Igor Revoredo, sócio administrador da loja. “Os negócios estão indo muito bem por aqui. Estamos felizes com o sentimento que tivemos desde o primeiro momento. O consumidor baiano queria uma loja como a Oculum, que se destaca pela grande variedade de produtos e marcas, além de um atendimento de alto padrão".   Tecon tem nova ferramenta de atendimento on-line   O atendimento ao cliente do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, administrado pelo Grupo Wilson Sons, está mais dinâmico com a nova plataforma on-line, agilizando o contato com as equipes de atendimento, assegurando um melhor fluxo das informações entre as áreas e reduzindo o prazo de resolução das demandas. Através do Portal de Atendimento, o cliente pode, entre outras ações, consultar o histórico das solicitações e acompanhar o status de execução de cada um, por meio de diversas opções de filtro e pesquisa. Também estão disponíveis tutoriais para que a navegação seja de modo simples e ágil. E tudo pode ser acessado pelo celular. Entre as novidades está ainda a ferramenta chat, com atendimento em tempo real de segunda a sexta das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. A solução foi desenvolvida em parceria com a empresa Zendesk, e pode ser acessada através do Portal do Cliente portal.teconsvonline.com.br ou pelo link atendimento.teconsvonline.com.br.  Verão em alta As férias de verão foram positivas para o setor de Turismo e Entretenimento em todo o Nordeste. A Rede, empresa de meios de pagamento eletrônicos do Itaú Unibanco, registrou crescimento de 12% no faturamento do segmento na região, na comparação com o mesmo período do ano passado. Destaque para a cidade de Porto Seguro que, entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, apresentou crescimento de 53% no faturamento frente às férias de verão do ano anterior.  Salvador sedia evento sobre cidades inteligentes   A capital baiana, que está na primeira posição na categoria Urbanismo e terceira colocação em Meio Ambiente no ranking Connected Smart Cities da Urban Systems e Sator, será uma dos destaques no Encontro Regional Nordeste de Connected Smart Cities. O fórum vai acontecer SENAI CIMATEC, em 15 de março.    GBarbosa tem novo posicionamento   No fim das contas, o GBarbosa é mais em conta. Este é o novo mote publicitário adotado pela rede varejista para 2018, quando completa 63 anos. Com o novo posicionamento, a marca faz um resgate de sua história em busca do cliente que busca conveniência e preço baixo. O gerente de Marketing da rede, Andrés Mondati, conta que a comunicação do novo posicionamento vincula preços baixos e ofertas especiais com o conforto e a conveniência de comprar no GBarbosa. ``O cálculo é muito simples: na somatória de todos os atributos de valor que oferece, o GBarbosa é mais em conta”, explica ele.

ItMov cadastra motoristas

Terceiro app de transporte privado de passageiros a aportar em Salvador, o itMov está cadastrando motoristas exclusivamente pelo sitewww.itmov.com.br. O usuário receberá uma confirmação via e-mail e o cadastramento será concluído quando o aplicativo for liberado, em março. Para se cadastrar, o motorista deve ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) remunerada e idade mínima de 19 anos. Além disso, os veículos devem possuir ar-condicionado, quatro portas e o modelo deve ser a partir de 2008.  Entre os diferenciais prometidos pela aplicação está a possibilidade de agendar a viagem e de maior rentabilidade para os motoristas (81% a 85% no valor da corrida a depender da categoria que o motorista for encaixado). O serviço começa a operaer na capital baiana a partir de março. 

Previdência

O avanço do debate sobre as mudanças das regras na Previdência Social provocou um aumento direto na procura de planos privados com foco na aposentadoria em Salvador. Só na seguradora multinacional Mongeral Aegon, a demanda por este tipo de aplicação registou aumento de 83% entre os anos de 2017 e 2016. “Percebemos que as pessoas têm buscado se preparar financeiramente para a aposentadoria. Este comportamento reflete não apenas o cenário da Reforma da Previdência, como, também, o fenômeno da longevidade”, comenta Michelle Seabra, superintendente comercial da empresa.