Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Trump vai taxar em 25% todo aço e alumínio; Brasil é grande fornecedor

Republicano também adiantou que pretende anunciar “tarifas recíprocas” contra países que taxam as importações dos EUA

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 10:12

Donald Trump
Donald Trump Crédito: Shutterstock

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou neste domingo (9) que planeja impor uma taxa de 25% sobre todas as importações norte-americanas de aço e alumínio. A declaração foi feita durante uma viagem a Nova Orleans, onde ele acompanhou o Super Bowl. A medida, que afetará importações de metal de todos os países, deve ser formalmente anunciada nesta segunda-feira (10).

“Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%”, afirmou Trump aos repórteres que o acompanhavam no avião presidencial. O republicano também adiantou que pretende anunciar “tarifas recíprocas” contra países que taxam as importações dos EUA.

Desde que assumiu a Casa Branca em 20 de janeiro de 2025, Trump tem adotado uma política de guerra tarifária como estratégia para proteger os interesses econômicos dos EUA. Já foram anunciadas taxações para produtos do México, Canadá e China, mas, após negociações, as tarifas com os dois primeiros países foram suspensas temporariamente.

A decisão de Trump deve impactar diretamente o Brasil, que é um dos principais fornecedores de aço para os EUA. Segundo dados do Departamento de Comércio americano, o país ocupa o terceiro lugar no ranking de exportadores de aço para os Estados Unidos, atrás apenas de Canadá e México.

Não é a primeira vez que Trump adota medidas desse tipo. Durante seu primeiro mandato (2017-2021), ele chegou a impor tarifas sobre importações de aço e alumínio, o que levou a demissões no setor exportador brasileiro. Na época, o presidente norte-americano acabou revertendo a decisão e cancelou a cobrança de impostos.

A nova medida reforça a postura protecionista de Trump, que busca fortalecer a indústria nacional e reduzir a dependência de importações. No entanto, a decisão pode gerar tensões comerciais com outros países e impactar as relações econômicas globais.