Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 08:05
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse nesta terça-feira (7) que "nunca, jamais, o Canadá fará parte dos Estados Unidos". A fala é em resposta a uma sugestão belicosa do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
Trump fez vários posts em redes sociais afirmando que "muitas pessoas no Canadá iriam amar ser o 51º estado". Ele tem feito referências à ideia de que o país vizinho poderia ser incorporado aos EUA.
O presidente eleito continuou afirmando que "Justin Trudeau sabia disso, e renunciou" - o primeiro-ministro anunciou a renúncia pouco antes. Na publicação, Trump ainda diz que os EUA sofrem com enormes déficits e subsídios para manter o Canadá financeiramente.
O premiê rebateu, afirmando que os países são parceiros comerciais. "Trabalhadores e comunidades de ambos os países se beneficiam por serem os maiores parceiros comerciais e de segurança um do outro", escreveu. "Não há a menor chance que o Canadá se torne parte dos EUA".
Renúncia
Trudeau anunciou a renúncia na segunda-feira (6), mas vai permanecer como premiê até que um novo líder seja escolhido no Canadá.
"Pretendo renunciar como líder do partido e como primeiro-ministro depois que o partido selecionar um novo líder", disse em um discurso. Ele acrescentou que refletiu sobre o tema durante as festas de fim de ano, comunicando à família dele na véspera.
Trudeau disse ainda que já pediu para que o líder do partido inicie os trâmites para a escolha do substituto. O primeiro-ministro chegou ao cargo em 2015.