Trens de alta velocidade da França sofrem ataque coordenado

O serviço ferroviário através do Canal da Mancha, entre Londres e Paris, também foi interrompido

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2024 às 05:57

Sistema de trens de alta velocidade da França
Sistema de trens de alta velocidade da França Crédito: Shutterstock

O sistema francês de Trens de Alta Velocidade, o TGV (na sigla em francês), sofreu um ataque coordenado nesta sexta-feira (26), a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Os "ataques incendiários" tinham como alvo instalações das linhas que ligam Paris a várias regiões do país e que o tráfego seria muito afetado durante o fim de semana, segundo o g1. As linhas ligam Paris ao resto da França e aos países vizinhos.

"Os incêndios foram deliberadamente provocados para danificar as nossas instalações", afirmou a operadora de trens em comunicado. Autoridades investigam o caso, mas ainda não há informações sobre o grupo que atacou o sistema de trens.

O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, condenou os ataques. "Atos coordenados atingiram várias linhas do TGV na noite passada e irão perturbar gravemente o tráfego até este fim de semana. Condeno veementemente estas ações criminosas", postou no X.

A ministra dos Esportes, Amélie Oudéa-Casteram, condenou o ataque aos sistema ferroviário e que trabalha para garantir transporte de delegações para os locais de competição. Em declarações à televisão BFM, disse que “jogar contra os Jogos é jogar contra a França".