Tornado afunda iate com bilionário e turistas na Itália

Uma pessoa morreu e outras seis são procuradas, incluindo o empresário conhecido como "Bill Gates do Reino Unido"

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2024 às 14:34

Último registro do veleiro de luxo que naufragou
Último registro do veleiro de luxo que naufragou Crédito: Divulgação/ Fabio La Bianca

Um tornado atingiu e afundou um iate na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19). Uma pessoa morreu no incidente e outras seis seguem desaparecidas. 

Um total de 22 pessoas estavam a bordo do veleiro de luxo Bayesian, que tinha bandeira do Reino Unido. O barco navegava pela costa de Palermo, capital da Sicília, quando foi atingida pela tempestade, em um episódio considerado raro pela Guarda Costeira. Com a força do tornado, o iate virou e a maioria das pessoas foi lançada às águas.

Um corpo foi resgatado e as equipes continuam nas buscas por outras seis pessoas, todas turistas dos EUA, Reno Unido e Canadá. O bilionário Mike Lynch, conhecido como "Bill Gates do Canadá" por seu trabalho na área da tecnologia, está entre os desaparecidos no incidente. 

A esposa dele, Angela Bacares, está entre os resgatados - 15 pessoas, ao todo, incluindo uma criança de apenas um ano. Na hora do acidente, a maioria das pessoas estava nas cabines dormindo. Apesar disso, alguns conseguiram pular e se salvar antes da embarcação virar. 

O tornado é um fenômeno raro no Mediterrâneo, mas os últimos dias têm sido de chuva e tempestade em vários pontos da Itália. "O vento estava muito forte. O mau tempo era esperado, mas não dessa magnitude", avaliou um oficial da Guarda Costeira.

O barco foi encontrado a 49 metros de profundidade. A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini e tinha mastro de iate. O iate tinha seis suítes e capacidade para acomodar até 12 hóspedes, além de uma tripulação de dez pessoas.